6 curiosidades que você não sabia sobre o Deserto do Atacama!

Que o deserto do Atacama é um dos destinos mais famosos da América do Sul, todos sabem, mas além disso, este é um lugar que abriga mistérios incríveis que você precisa saber.

1. É o Deserto Mais Seco do Mundo

O deserto do Atacama é o mais seco dentre todos os desertos do planeta. A precipitação média da região é de apenas 1 mm/ano e em alguns lugares específicos do deserto não há registros de chuva desde 1570. Imagina só: um lugar que não chove há mais de 400 anos!

Os moradores da região precisavam caminhar longas distâncias até as lagunas que ficam nas montanhas, para coletar água para beber, cozinhar e irrigar suas plantações.

Deserto do Atacama
Deserto do Atacama

2. O Fenomenal “Deserto Florido”

Algumas espécies de flores do Atacama possuem a chamada “dormência”. Elas ficam debaixo da terra protegidas do calor intenso, da aridez e do frio de bater o queixo, só esperando a umidade necessária para florescer.

A cada 5 a 10 anos, uma forte onda de vapor d’água toma o ar nas proximidades das montanhas, fazendo com que essas plantas brotem dando vida a esse lindo fenômeno formado por um espetacular tapete de flores coloridas.

Deserto Florido
Deserto Florido

3. O Caminho Inca

No meio do deserto, há um um caminho que ligava Santiago, no Chile, a Cusco, no Peru. O caminho servia como rota comercial no tempo do Império Inca, e até hoje pode ser visto por quem visita o deserto.

O Caminho Inca
O Caminho Inca

4. As Cidades Fantasmas

Parecem mais um cenário de filme de terror ou de faroeste, mas essa cidades eram prósperas e abrigavam os trabalhadores das antigas minas do local. Os mineiros construíam essas cidades e viviam nelas até que a exploração do minério durasse, depois disso, as abandonavam e construíam outras próximas às novas minas.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

 Atualmente essas cidades são conhecidas como “cidades fantasmas” pois não são mais habitadas e estão sendo encobertas pelas areias do deserto.

As cidades fantasmas
As cidades fantasmas

5. Um Pedacinho de Marte no Planeta Terra

Se você, terráquio, tem o sonho de pisar em Marte, vai ter que esperar um pouco, mas enquanto esse dia não chega, você pode aproveitar o deserto do Atacama!

O tipo de solo que foi encontrado em Marte pela sonda Phoenix Mars Lander é semelhante ao solo encontrado no Atacama. A NASA faz testes neste deserto com os robôs enviados em suas missões marcianas, justamente por suas semelhanças físicas e climáticas.

O solo do Deserto do Atacama é semelhante ao de Marte
O solo do Deserto do Atacama é semelhante ao de Marte

6. As Múmias Mais Velhas do Mundo Não São Egípcias

Pasme: as múmias mais antigas do mundo não são egípcias… são chilenas, chico! As múmias datam entre 7.000 a 2.000 a.c., são da cultura “chinchorro” e foram encontradas a partir de 1917 no deserto do Atacama.

Os chinchorros era caçadores, coletores e pescadores que viviam na região. Suas técnicas de mumificação eram extremamente eficientes, que conservaram seus corpos até os dias de hoje. Pelo menos 2.000 anos antes de os egípcios desenvolverem estes rituais de mumificação, os chinchorros já estavam com todo gás!

Múmia chinchorro encontrada no Deserto do Atacama
Múmia chinchorro encontrada no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é com toda certeza um lugar incrível para conhecer na América do Sul e que surpreende por suas belezas e peculiaridades.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

3 thoughts on “6 curiosidades que você não sabia sobre o Deserto do Atacama!

  1. Fabio Lopes da Silva says:

    Se antes eu já curtia o deserto do Atacama, agora ainda mais com algumas dessas curiosidades que eu não conhecia ainda. Além dessas, o Atacama é o deserto mais antigo do mundo, com cerca de 150 milhões de anos – só para ter uma ideia, regiões dessa época que foram deserto no Brasil hoje são regiões férteis. Um lugar impressionante e que ainda visitarei.

    Parabéns pelo excelente trabalho! Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 10 =