8 coisas para fazer em Paraty

#1 Cacheira do Tobogã

Pense em um tobogã só que não feito pelo homem, esculpido naturalmente em uma queda d`água. Pra chegar é necessário enfrentar uma estrada de terra mas a beleza do local e os três poços de água que existem na queda d’água fazem valer a pena o passeio.

Cachoeira do Tobogã sendo surfada por um local
Cachoeira do Tobogã sendo surfada por um local

Há especialistas em surfar na cachoeira, é incrível de ver. Para quem não tem essa experiência de descer surfando como as pessoas que moram próximo, pode descer sentado como eu, a aventura ainda sim é bem emocionante.

#2 Centro histórico de Paraty

Graças ao tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, quase nada mudou por ali, é um ótimo lugar para ver gente, comer, beber, conhecer um pouco a história do Brasil, fazer compras, admirar a arquitetura e tudo mais.

Centro Histórico de Paraty
Centro Histórico de Paraty

Ir no centro histórico de Paraty é reviver o período do império. Lá é possível ter contato com muito da história do Brasil Imperial.

Paraty era uma cidade muito importante do escoamento do ouro, sendo assim uma cidade bem rica, assim dá pra observar grandes construções sempre seguindo a arquitetura do século XVIII.

Para quem já foi em Tiradentes e Ouro Preto é possível observar a semelhança na arquitetura.

#3 Passeio de Lancha

Muitas praias e ilhas de Paraty só são acessíveis via mar, então você precisará ir de barco ou mesmo de lancha privada, como fizemos.

Posso afirmar que o investimento vale muito a pena, pois você irá conhecer as melhores praias de Paraty dessa forma. Indo de lancha privada, com certeza o seu passeio será mais privativo pois eles sempre tentam fugir dos horários de chegada das grandes escunas.

Passeio de Lancha pelas Praias de Paraty
Passeio de Lancha pelas Praias de Paraty

Outra comodidade de ir com uma lancha fretada é que você mesmo pode montar o seu roteiro e ficar quanto tempo desejar em cada uma das praias.

Nós recomendamos o serviço da Lancha Ateahupoo

#4 Cachoeiras

Além das praias maravilhosas de Paraty, também é possível aproveitar as suas cachoeiras.

Além da cachoeira do tobogã mencionada acima é possível visitar algumas pequenas quedas que formam bons poços para banho.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Poço do Tarzan, Poço dos Ingleses e cachoeira pedra branca são alguns exemplos de bons lugares para tomar um banho gelado de cacheira.

Para este passeio usamos os serviços da JangoTour

#5 Mini estrada real

Se eu pudesse te indicar uma só atração em Paraty seria esse, principalmente se você é interessado por história do Brasil. Lá você terá uma replica muito fiel a estrada real, uma estrada que ligada Minas ao litoral para levar o ouro para os portos para então ser levado para Portugal.

Não parece, mas isso é uma réplica
Não parece, mas isso é uma réplica

Lá você encontrará réplicas das principais construções das cidades em que a estrada passava.

No dia em que fomos quem nos atendeu foi um jovem morador de Paraty que deixou o passeio muito engraçado e informativo.

#6 Visita ao Alambique

Goste ou não de cachaça, recomendo que você faça uma visita ao alambique, lá você irá conhecer todo o processo de fabricação artesanal da cachaça e outras bebidas que são feitas com a cana de açúcar.

Visita ao alambique de Paraty
Visita ao alambique de Paraty

Agora se você gosta, se prepare para provar muitos tipos de cachaça e licor e sair de lá um pouco “alto”.

#7 Saco da Velha

É um canal formado pelo mar entre montanhas do continente.

Com 8 Km de extensão e 2 km de largura, ele reúne 33 praias de areia branquinha, mata preservada e algumas comunidades caiçaras.

Vista de cima da Pedra no Saco da Velha
Vista de cima da Pedra no Saco da Velha

Para chegar ao Saco é necessário também alugar uma lancha ou ir em um passeio de escuna mas não se preocupe em gastar dinheiro duas vezes, fazendo o passeios das praias, o saco da mamanguá estará incluso.

#8 Praia do Sono

Considerada uma das mais bonitas da região, é extensa, com areias brancas e águas claras. O mar agitado atrai os surfistas. Frequentada por jovens e aventureiros, é acessível pelo Condomínio Laranjeiras. De lá partem barcos que levam à praia, em viagem de cerca de dez minutos.

Espero que esse artigo tenha lhe feito conhecer um pouco mais das atrações de Paraty e lhe convencido de que é um ótimo destino.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários