Após 30 anos debaixo d’água, a cidade de Potosí ressurge na Venezuela devido à seca

Cidades submersas parecem coisas que só acontecem nos filmes, porém há uma cidade desse tipo na Venezuela, e esse vilarejo chamado Potosí esteve submerso por 30 anos, e agora devido a fenômenos naturais está de volta a superfície.

A pequena cidade de Potosí, que fica no oeste da Venezuela no estado de Táchira, existiu até a década de 80, especificamente até 1984. Ela possuía uma área de cerca de 20 quilômetros quadrados e tinha uma população de 1.200 habitantes, porém a região foi inundada quando o governo venezuelano decidiu pela construção de um complexo hidrelétrico chamado Uribante Caparo (fornece energia elétrica para os estados andinos da Venezuela). O complexo submergiu toda a área e deixou a cidade totalmente debaixo d’água, como se ela nunca tivesse existido.

Dentre os lugares que fizeram parte do povoado de Potosí, estavam algumas casas, restos do que um dia foram a prefeitura, a prisão, o cemitério, a praça central e uma igreja com uma torre com cerca de 25 metros de altura que foi o principal símbolo de Potosí e permaneceu intacta mesmo após os 30 anos submersa.

Foto de Juan Tello
Foto de Juan Tello
Foto via
Foto via

O principal motivo para essa cidade ter ressurgido das águas é o fenômeno El Niño que causa seca na região, e sempre que os níveis da água estão mais baixo é possível ver uma parte da torre da igreja de Potosí. Este ano, o fenômeno foi um pouco severo e a cidade ficou totalmente aparente. A última vez que isso aconteceu foi em 2010.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

As ruínas da antiga cidade de Potosí atraem centenas de pessoas à região que querem ver o que sobrou do antigo vilarejo que basicamente foi uma grande área de terra, a imponente igreja no estilo gótico, que mesmo um pouco desgastada pela erosão causada pela água permaneceu em pé, e também é possível visualizar alguns resquícios de antigas construções da cidade.

A antiga praça de Potosí. Foto via
A antiga praça de Potosí. Foto via
Foto via
O antigo cemitério. Foto via
Foto via
Foto via
Vista aérea do que sobrou de Potosí. Foto via
Vista aérea do que sobrou de Potosí. Foto via

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 12 =