As melhores atrações da Chapada Diamantina

A Chapada da Diamantina é um dos lugares mais incríveis do Brasil e que mais recebe elogios por quem visita.

Localizada no centro da Bahia, a região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina e possui 24 municípios, todos com cachoeiras, lagos, rios, paredões e vistas maravilhosas.

Veja as melhores atrações da Chapada Diamantina.

Cachoeira do Buracão

Com um cânion de quase 3 metros de largura e com 90 metros de altura, a Cachoeira do Buracão possui piscinas naturais, paredões e uma cachoeira que é possível até mesmo nadar atrás de sua cortina de água.

Cachoeira do Buracão
Cachoeira do Buracão

É um dos locais mais visitados e leva o título de um dos mais bonitos. Não deixe de visitar.

Cachoeira do Mosquito

Para chegar é preciso ir de carro até metade do caminho e depois andar por meia hora em uma trilha considerada fácil.

Com águas muito geladas, você poderá se refrescar embaixo da cachoeira, ou relaxar em um pequeno poço. Para entrar você paga um valor de 10 reais, e é um local novo, sendo que foi liberado há apenas 3 anos. Vale muito a pena.

Pratinha

A Pratinha é uma gruta com águas azuis super transparentes. Há várias atividades neste local, como: flutuação, tirolesa, passeio de caiaque e observar os peixes e a vegetação do local bem de perto.

Pratinha, na Chapada dos Veadeiros
Pratinha, na Chapada dos Veadeiros

Bem perto da Pratinha, ainda tem a Gruta Azul, que entre 14h às 15h suas águas translúcidas ficam com uma tonalidade azul. A vista é incrível e garante boas fotos.

Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamantina e seu visual não decepciona. Após uma subida de 20 minutos, você chega ao topo do Morro, com uma altura de 1.120 metros.

É possível ver em 360° toda a Chapada e o ambiente é envolvido pelo silêncio, ventos e visuais com formações rochosas. Deixa qualquer um de boca aberta.

Cachoeira da Fumaça

Com 340 metros, a Cachoeira da Fumaça têm o título de segunda maior cachoeira do Brasil. Você pode olhar a água que cai de lá de duas formas: de cima e de baixo. Mas preparem-se para andar bastante. São 6 km de caminhada, ou 2 horas, para chegar à base do precipício e três dias de caminhada, meio à serras e matagal, para quem prefira ver a cachoeira pelo ângulo debaixo.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça

Sendo considerada uma das principais atrações da Chapada Diamantina, é essencial e imperdível que você visite esta cachoeira.

Morrão e Águas Claras

A vegetação do Morrão é parecida com a savana africana e o local é também um dos cartões postais. Fica bem no meio das Gerais do Morrão e no pé dele fica a Cachoeira Águas Claras, que como o próprio nome indica, possui águas claríssimas.

Conta com uma visão deslumbrante e é um ótimo passeio.

Vale do Pati

O Vale do Pati é para quem gosta de caminhadas calmas e tranqüilas em meio aos pássaros, mamíferos e répteis que ali se encontram. Sua beleza é enorme é um dos locais mais visitados do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

No vale há ainda cachoeiras, cânions campings e restaurantes. Fora que você pode experimentar da gastronomia local com maniçoba, godó de banana, cortado de palmito de jaca entre outros.

Poço Azul e Poço Encantado

A Chapada Diamantina é conhecida por seus poços com águas cristalinas e com um azul tão forte de deixa qualquer um de boca aberta. Os dois poços possuem águas transparentes, que é possível até mesmo ver o fundo do lago, mesmo com profundidade de 20 a 60 metros.

Poço Azul e Poço Encantado
Poço Azul e Poço Encantado

É um dos passeios mais recomendados e é possível chegar até o local de carro.

Cidade de Igatu

Fugindo um pouco das cachoeiras e grutas, a Cidade de Igatu é conhecida por suas construções antigas, a galeria de arte, uma mina reestruturada e é muita procurada pelas escaladas esportivas e o esporte boulder.

As construções possuem aspecto das civilizações incas e é considera a Machu Pichu Baiana.

Não deixe de visitar também.

A Chapada Diamantina possui muitos focos de lazer, natureza e ecoturismo. O local é a nascente de vários rios da Bahia e tem cerce de 15 a 25 mil visitas por ano.

Uma ótima oportunidade para conhecer e se encantar com o cerrado da Bahia. Compre já o melhor pacote com as melhores atrações inclusas.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários