As melhores atrações da Chapada dos Veadeiros

Localizado na região centro-oeste do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um destino imperdível para adoradores dos locais turísticos do Brasil. Sua área faz parte de uma unidade de conservação brasileira e o parque está incluído, desde 2001, na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Para acessar o parque você chegará primeiro no Povoado de São Jorge, e caso prefira, pode contratar guias para o acompanhamento, mas não é obrigatório.

São milhares de atrações que farão da sua viagem uma memória inesquecível. Confira as melhores atrações da Chapada dos Veadeiros:

Parque Nacional

Desde 1961, o parque conta com 65.515 hectares, onde você vai encontrar animais em extinção, como a capivara, além de uma flora com características do cerrado brasileiro. Sendo permitida a entrada de apenas 300 pessoas por dia, você terá a chance de se aventurar pelas quedas d’águas, formações rochosa, e para passear pelo parque é obrigatório o acompanhamento de guias autorizados pelo IBAMA. Para conhecer todas as atrações, porém você deverá separar dois dias.

Saltos 1 e 2 no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Saltos 1 e 2 no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Funciona diariamente.

Parque Solarem

Aqui você vai encontrar duas atrações, que são duas cachoeiras: Anjos, que possui uma queda de 10 metros e a Arcanjos, com uma queda de 7 metros. Elas são formadas por um córrego que nasce próximo do parque, saltam dos paredões de pedra e caem no rio São Bartolomeu, o que acaba criando lindas piscinas naturais. Para chegar você precisa encarar uma trilha bem rústica e com trechos íngremes. A entrada é paga e tem acesso pela estrada do Moinho.

Ponte das Pedras

Fica na Fazenda Renascer, em Cavalcante. A trilha para chegar demora cerca de 2 horas e sua altura impressiona. São quase 30 metros de vão entre o rio São Domingos, que passa logo abaixo.  Por ser longe, o local fica no extremo do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. É possível ver, dos mirantes, uma cascata de água de quase 100 metros que passa por um cânion estreito.  Dá para nadar e mergulhar no rio São Domingos que fica no caminho e encontrar um belo restaurante no centro de Cavalcante.

Vale da Lua

Um dos locais mais bonitos e visitados. Foi formado há 600 milhões de anos, e para chegar é necessário fazer uma caminhada numa trilha que dura mais ou menos 20 minutos. Lá, você vai encontrar um conjunto com rochas coloridas e esculpidas pela erosão do rio São Miguel. Entre as grutas e buracos há uma piscina natural com águas transparentes e cristalinas. O nome é devido à aparência ser muito parecida com a Lua. Um ótimo passeio que você não pode perder.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Vale da Lua
Vale da Lua

Jardim de Maytrea

O local, além das belas paisagens e belezas naturais, possui um forte turismo místico. Por ficar de ficar bem na linha de corte do paralelo 14, que também passa por Ma Chu Picchu ele recebe diversas missões espíritas e desde 1957. Além disso, há muitas pedras de quartzol, que muitos dizem que são capazes de reter energias. Tem uma planície de relevo muito suave e várias veredas e buritizias como destaque. Imperdível para quem gosta de realmente se sentir conectado com a natureza.

Águas termais

São duas propriedades com piscinas naturais com águas tão quentes que chegam até 38°. Se chamam: Éden e Morro Vermelho. Ficam uma de frente pra outra praticamente. As piscinas chegam até 1 metro de profundidade ou um pouco mais e o ideal é ir de noite, pois durante o dia fica muito quente. Há alguns restaurantes simples e com comidas muito boas no local e possuem preço justo. A entrada custa 10 reais e o local tem uma ótima estrutura, até com chalés para quem prefira se hospedar por ali mesmo. Quem disse que apenas Caldas Novas possua águas termais, não é mesmo?

Cânion 1 e 2 e as Cariocas

É uma caminhada de 4km por dentro do parque nacional, você vai passar por alguns riachos, chegando lá você encontrará dois cânions e também a Cachoeira das Cariocas. Você poderá nadar, tirar diversas fotos ou apenas curtir o momento e a visão magnífica. O cânion 2 é formado por um estreitamento do rio Pedro, e termina em outra cachoeira. Uma aventura e tanto.

Cachoeira Santa Bárbara

Essa cachoeira é sem dúvidas é a mais famosa da Chapada, para chegar lá você precisa ir até o município de Cavalcante e lá pegar um guia (é obrigatório) para levar até a cachoeira, a estrada até Cavalcante é muito boa, mas depois se prepare para estrada de chão!

Depois de uma longa estrada você chegará a entrada da área dos Kalungas, que são descendentes de escravos africanos que fugiam para aquele lugar. A entrada é de 20 reais por pessoa.

Cachoeira de Santa Bárbara em Cavalcante
Cachoeira de Santa Bárbara em Cavalcante

 

Gastronomia

Para quem gosta de conhecer a comida típica do local você encontrará restaurantes principalmente na região do Alto Paraíso e também algumas opções no Povoado de São Jorge. Comida caseira e a matula, que é conhecido como a feijoada do cerrado estará presente em praticamente todos os locais. O Rancho do Valdomiro é o principal restaurante e fica à beira da estrada.

É isso! A Chapada dos Veadeiros te proporciona conhecer paisagens que talvez você pensasse só ser possível ver em filmes. Águas termais, cachoeiras enormes e cânios estarão presentes na sua viagem.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários