Guia das Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Um verdadeiro refúgio natural, o município vizinho de Manaus possui mais de 100 cachoeiras catalogadas além de grutas incríveis!

A cidade de Presidente Figueiredo fica a apenas 107km de Manaus e o acesso é através da BR174 que foi recentemente pavimentada e sinalizada sendo cercada de muito verde e ótima para dirigir! E para quem não tem carro, saem ônibus diariamente de Manaus com destino a Figueiredo e táxi lotação que ficam no estacionamento da rodoviária.

As Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Sempre que estamos em Manaus tiramos uns dias para aproveitar esse paraíso, então separamos os locais que mais gostamos para mostrar aqui no Blog. Assim que chegamos em Presidente Figueiredo fomos ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para pegarmos informações sobre como chegar as cachoeiras.

Corredeira do Urubuí

A corredeira recepciona quem visita à cidade com suas águas negras e uma piscina natural ideal para se refrescar em dias de calor muito comuns na região amazônica. Em dias de semana o lugar fica muito tranquilo e costuma lotar principalmente aos domingos por ser um dos únicos locais com acesso gratuito.IMG_4294

Cachoeira Natal

Só conhecemos a Natal agora em 2016 em nossa visita mais recente ao município. Ela fica em uma propriedade privada no Ramal do Bad Boy, bem conhecido pelos moradores que nos explicaram direitinho como chegar. O valor pago foi de 10 reais por pessoa e como fomos durante a semana ficamos sozinhos aproveitando esse lugar maravilhoso! O local não tem refeições disponíveis então você pode levar desde que não deixe lixo quando sair!

Cachoeira Natal
Cachoeira Natal

Cachoeira Iracema

Sem dúvida é a mais conhecida pelos viajantes de outros estados. Ela fica no complexo do Hotel Iracema Falls 8km após a cidade de Presidente Figueiredo, sendo mais 2km de Ramal. Para quem não é hospede do hotel o valor da entrada é de 10 reais por pessoa.

Cachoeira Iracema com seu volume máximo de água
Cachoeira Iracema com seu volume máximo de água

O lugar é lindo e vale a pena ir para passar o dia, o hotel tem restaurante self-service aberto para quem estiver na cachoeira, se quiser fazer as trilhas do local aconselhamos usar sapato fechado, as trilhas são bem sinalizadas mas tem trechos que podem causar acidentes se usar sapato aberto.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Cachoeira das Araras

Outra cachoeira linda, ela é ideal para quem busca ainda mais tranquilidade já que seu acesso se dá através de uma trilha de mais ou menos 40min de caminhada saindo da Cachoeira Iracema. Mas vale cada passo, o lugar é lindo demais! Para quem for hóspede do hotel é possível ter acesso de carro até bem próximo da cachoeira, caminhando por apenas uns 5 minutos.IMG_4420

Santuário das Cachoeiras

Outro lugar que tem que ser visitado! Para chegar ao Santuário dobre a direita no km103 da BR174, a Reserva Ecológica Santuário fica no Km12 do lado direito, o lugar tem estacionamento e cobra o valor de 10 reais por pessoa e é possível almoçar no restaurante do local.

Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Santuário

Cachoeira Pedra Furada

Sem dúvidas o lugar de beleza mais exótica que fomos em Figueiredo. A cachoeira é formada por furos no alto de uma pedra por onde a água do rio passa formando uma paisagem linda!

O lugar é simples e com pouca estrutura, o que o torna ainda mais especial e único, perfeito para relaxar ouvindo o som das águas e da floresta.

Cachoeira da Pedra Furada
Cachoeira da Pedra Furada

A entrada da Cachoeira fica do lado esquerdo logo após a placa que indica o Km 57 da AM 240 (estrada de Balbina), a placa da entrada é bem simples e não muito chamativa então vá devagar prestando atenção para não passar direto. O valor da entrada é de 5 reais e o local não tem lanche para vender, se levar o seu não esqueça do saco de lixo.

A trilha é bem simples pois é possível ir de carro por um bom trecho do ramal da propriedade.

Cachoeira dos Pássaros

Outro lugar que nos surpreendeu! A cachoeira dos pássaros fica no km 13 da AM 240 (estrada que liga Figueiredo a Balbina) e tem uma ótima estrutura para quem quer levar toda a família! Além de lindas quedas d’água o local possui tirolesa, mesas e locais de armar redes. O almoço regional oferecido no local é uma delícia e com valor acessível. Vale a pena ir passar o dia!

Cachoeira dos Pássaros
Cachoeira dos Pássaros

Veja também nossa matéria sobre o Hotel Iracema Falls em Presidente Figueiredo.

 

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − sete =