A Holanda é tão segura que as prisões estão virando abrigos para refugiados

Já imaginou um país que fica cada vez mais seguro (enquanto os outros pioram) a ponto de muitas prisões estarem em desuso? Esse país existe.

A criminalidade diminui cada vez mais na Holanda, e a tendência é só melhorar, pois há, no país, vários programas de ressocialização de ex-detentos, devido a isso a o governo holandês  busca novas formas de usar seus presídios. O país até cedeu algumas celas ociosas para detentos da Bélgica e Noruega.

Cada vez mais, o número de imigrantes aumenta no países europeus e vários presídios holandeses estão sendo usados como abrigo para pessoas que buscam asilo no país. No ano de 2015, foram mais de 60 mil imigrantes (muitos vindos da Síria) que entraram na Holanda!

As 12 antigas cadeias que estavam em desuso foram transformadas em abrigo para os refugiados. Algumas delas estão irreconhecíveis, não parecem ter abrigado criminosos no passado, a não ser pelas portas reforçadas das celas e pelas janelas fortemente gradeadas.

As prisões das cidades holandesas de Haarlem e Arhem são vistos como monumentos nacionais e não podem ser reformados, só para se ter uma noção da infraestrutura incrível dessas prisões. Elas possuem telhados em domo e galerias circulares enormes com as celas em volta.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Em muitas das prisões onde estão os refugiados, existem academias de ginástica e boas cozinhas.Apesar de os refugiados estarem em celas, eles se sentem felizes em estarem seguros e com mantimentos.

Muitos deles estão em adaptação à vida na Holanda, e recebem auxílio pelos administradores dos presídios na questão referente ao longo processo de concessão de asilo no país. Para alguns refugiados essa adaptação vai desde aprender a andar de bicicleta pelo pátio do presídio até ao aprendizado do idioma, para que logo que estejam totalmente legalizados dentro do país, eles possam exercer suas profissões.

Com certeza este é um ótimo exemplo para os outros países, o Brasil podia se espelhar um pouco na Holanda, não é mesmo?! A começar pela reinserção de ex-detentos na sociedade. Já seria um ótimo começo!

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

One thought on “A Holanda é tão segura que as prisões estão virando abrigos para refugiados

  1. Pingback: Na Holanda não existe mais nenhum cachorro abandonado nas ruas | Casal Nômade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =