Ilha de Manihi: a ilha das pérolas negras.

Aqui há uma indústria que nunca para e não produz nenhum ruído. Os operários dessa indústria passam muitos anos submersos em lagoas azuis salgadas fazendo o seu lento trabalho que produz uma das coisas mais belas e preciosas do mundo: pérolas negras.

A Ilha de Manihi, uma das 76 ilhas que correspondem ao arquipélago de Tuomatu, na Polinésia Francesa que fica bem no meio do Pacífico Sul, abriga uma população de pouco mais de 800 habitantes, que em sua maioria vivem da pesca. Apesar de ser pouco habitada, Manihi se tornou a segunda maior fonte de renda Polinésia Francesa graças ao turismo.

Ilha de Manihi. Foto via manihi-ile.
Ilha de Manihi. Foto via manihi-ile.

Um número reduzido de moradores trabalha nesse negócio milionário que prospera mais a cada ano na ilha: a produção de pérolas negras. Alguns trabalham individualmente, outros em conjuntos de bangalôs (aquelas típicas construções polinésicas de dar inveja em qualquer um). Porém o nome dos verdadeiros operários dessa indústria é Pinctada margaritifera, também conhecida como ostra-dos-lábios-negros.

Pinctada margaritifera
Pinctada margaritifera

ilha-das-perolas-negras_001

O curioso é que essas ostras também são encontradas em algumas áreas do Mar Vermelho, na Micronésia e numa estreita faixa que vai do Peru ao México, porém somente as da Polinésia produzem pérolas negras! Vários cientistas já se dedicaram em estudar o motivo desse acontecimento, eles investigaram o que tinha nas águas da Polinésia que faz com que isso ocorra, mas até hoje nenhum resultado satisfatório foi encontrado.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

As ostras de Manihi produzem uma substância diferente que dá a cor escura para as pérolas. Para aumentar a produção de pérolas eles importam dos Estados Unidos uma esfera produzida por Moluscos que rendem cerca de 35 pérolas por ostra, porém somente umas 3 pérolas podem ser comercializadas, devido a cor, brilho e formato. Muitas vezes acontece de os produtores esperarem 3 anos e encontrarem ostras sem nenhuma pérola aproveitável. As pérolas são comercializadas num preço que vai de 50 a 5 mil dólares a unidade.

]

DCIM118GOPRO
DCIM118GOPRO

ilha-das-perolas-negras_013 ilha-das-perolas-negras_002

Para os moradores locais, não há segredo nenhum nas pérolas negras polinésicas, para eles as pérolas negras foram um presente que o deus Oro espalhou no mar em comemoração ao dia que desceu a terra em um arco-íris.

ilha-das-perolas-negras_009

Fotos via.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =