Monte Kali: a impressionante montanha de sal na Alemanha.

É difícil imaginar uma montanha que não seja de rocha e sim de sal, não é mesmo? Mas essa montanha existe. O nome dessa obra incomum é Kali e está localizada na Alemanha.

Na pequena cidade de Heringer, a cerca de 170 quilômetros de Frankfurt na Alemanha, está o Monte Kali, também chamado de Kalimanjaro. Ele nada mais é que um monte enorme de entulho contendo um ingrediente presente nas cozinhas de todo o mundo: o cloreto de sódio.

Foto via.
Foto via.

O Monte Kali foi fruto da mineração de potássio, utilizado como fertilizante, que é intensamente explorado na região. Essa forte exploração começou em 1903 com a abertura da grande mina de Wintershall que é a maior mina de exploração de potássio do mundo.

O que acontece é que durante a extração do potássio, o sal de cozinha é um subproduto, sendo produzidas toneladas e mais toneladas de sal para cada tonelada de potássio. E então as minas de desfazem desse sal em várias áreas da região, formando grandes amontoados desse produto.

O monte Kali começou a crescer mais rápido em 1973, quando a empresa Kali+Salz começou a armazenar seus despejos cada vez mais no local e ele começou a se tornar um colina e ao longo dos anos se transformou em um monte com mais de 220 metros de altura e que em 2014 ocupava uma área de mais de 96 hectares. A cada hora, 900 toneladas de sal são adicionadas ao monte Kali, que cada vez fica mais alto.

Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.

Milhares de pessoas, todos os anos, vão a essa cidade em busca de escalar essa grande montanha branca. Os moradores locais batizaram o monte Kali de Kalimanjaro em homenagem ao famoso vulcão africano “Kilimanjaro”.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.
Foto via.

Apesar de ser um monte incomum e de tamanho impressionante, ele trouxe sérios danos ao meio ambiente. Todo aquele sal infiltra no solo e toda a área ao redor do monte é praticamente estéril. O rio Werra que fica nas proximidades do monte se tornou tão salgado que muitos animais de água não conseguiram sobreviver nele.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezoito =