Rota do Cangaço: um passeio que te faz viajar no tempo pelo sertão nordestino!

Essa é uma ótima oportunidade de conhecer de perto a história do Cangaço, movimento que marcou o sertão nordestino e que ouvimos falar muito na escola. A Rota do Cangaço fica na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, e apesar de pouco conhecida, vale muito a pena tanto culturalmente quanto pelas belezas naturais.

A base do passeio é no município de Piranhas em Alagoas, que é considerado Patrimônio Histórico Nacional, por suas bem conservadas construções históricas. É da cidade de Piranhas que saem os catamarãs que levam até o Cânion do Xingó que é um dos pontos mais incríveis e mais famosos de Sergipe.

Distrito de Piranhas. Foto via
Município de Piranhas. Foto via

Os guias da Rota do Cangaço, geralmente, se vestem com as roupas típicas de cangaceiros e contam detalhes sobre a história dos cangaceiros, sobre Lampião (o principal líder do movimento) e Maria Bonita, sendo que eles fazem  tudo isso sem perder a diversão.

A Rota

Saindo de Piranhas, o catamarã segue o leito do rio São Francisco num passeio que dura cerca de 45 minutos. A primeira parada é no distrito de Entremontes, lugar muito conhecido por seu artesanato. Em Entremontes há um pequeno museu que exibe peças antigas de artesanato e também a casa onde Dom Pedro I se hospedou quando passou pela cidade.

Depois de Entremontes, o catamarã segue para o Restaurante Angicos, que é de onde sai a trilha para a Grota de Angicos, que foi onde Lampião, Maria Bonita e os demais cangaceiros morreram em uma emboscada da polícia. A trilha tem cerca de 700 metros, mas é bom ir bem preparado para enfrentar o calor escaldante do sertão.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Grota de Angicos. Foto via
Grota de Angicos. Foto via
Foto via
Casinha de taipa na Rota do Cangaço. Foto via
Foto via
Foto via
Foto via
Foto via
Foto via
Foto via

Como chegar à cidade de Piranhas

Se você for de carro, saindo de Aracaju, pegue a BR 101 sentido Maceió e depois pegue a SE 106. Se você preferir ir de ônibus, são 4 horas e meia de viagem entre Aracaju e Piranhas.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =