Você sabia que os maiores arquipélagos do mundo estão na Amazônia?

É simplesmente fenomenal como a Amazônia abriga tantos recordes naturais em um só lugar. Além da maior bacia hidrográfica do mundo, a maior floresta tropical do planeta, a maior biodiversidade de peixes de água doce do mundo, a montanha mais alta do Brasil, entre muitos outros, a Amazônia ainda possui os dois maiores arquipélagos do mundo! Impressionante, não é?!

Em 2º lugar está o arquipélago de Anavilhanas, com mais de 400 ilhas e em 1º lugar está o arquipélago de Mariuá, com mais de 1.400 ilhas, ambos no localizados no Estado do Amazonas, Brasil.

Arquipélago de Anavilhanas

À cerca de 100 km da cidade de Manaus (AM), Anavilhanas fica nas proximidades do município de Novo Airão. O arquipélago está inserido no Parque Nacional de Anavilhanas que possui mais de 340.000 hectares, e está sob proteção federal.

Já imaginou ver de perto esse labirinto natural, cercado por mata virgem e banhado pelas águas do rio Negro? Saiba que chegar neste paraíso amazônico não é tão complicado para quem parte de Manaus, o trajeto pode ser feito de carro e não demora mais que 2:30 h.

Vista aérea da Estação Ecológica de Anavilhanas, no rio Negro -  Amazonas, Brasil
Vista aérea da Estação Ecológica de Anavilhanas, no rio Negro – Amazonas, Brasil
Anavilhanas
Anavilhanas

Além da beleza impactante do local, há ainda a possibilidade de ficar pertinho dos botos cor-de-rosa e alimentá-los, ou mesmo vê-los saltando pelo rio Negro.

Botos-cor-de-rosa em Anavilhanas
Botos-cor-de-rosa em Anavilhanas

Os moradores do arquipélago vivem da caça, da pesca e do extrativismo, e têm suas rotinas intimamente ligadas ao rio. O fluxo de turistas é intenso, principalmente nos meses de Setembro a Fevereiro, onde é possível aproveitar a beleza e a calmaria das praias amazônicas.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Arquipélago de Mariuá

Localizado no município de Barcelos (AM), foi descoberto em 1922 por satélites da NASA e foi registrado como o maior arquipélago do mundo, possuindo mais de 1.400 ilhas, banhado pelo rio Negro, assim como Anavilhanas.

Essa imensidão amazônica possui 140 Km de extensão e 20 Km da largura e faz parte do Parque Nacional do Jaú. Este mosaico de ecossistemas naturais abriga uma quantidade chocante de fauna, flora e também sociocultural, que compõe um cenário deslumbrante.

Arquipélago de Mariuá
Arquipélago de Mariuá

A região também é marcada pela relação de dependência entre as comunidades e o ambiente natural, principalmente por ribeirinhos e indígenas.

Em determinada época do ano, o arquipélago oferece cerca de 40 Km de praias, dezenas de lagos, igarapés e paranás, ótimos para a prática de pesca esportiva e ecoturismo.

Imagina só: passear pelo maior arquipélago do mundo, ficar hospedado num hotel de selva, tendo a floresta amazônica e toda imensidão do rio Negro à sua frente.

Hotel de Selva na área do Arquipélago de Mariuá
Hotel de Selva na área do Arquipélago de Mariuá

Como se já não bastasse, na região do arquipélago também estão inúmeras serras, como a Serra do Acará, onde está a impressionante cachoeira com maior queda livre do Brasil, a cachoeira El Dourado, que é localizada bem no meio de um estreito vale, a água despenca em linha reta de uma altura superior a 360 metros, o equivalente a um prédio de 126 andares.

Cachoeira do Acará
Cachoeira El Dourado – Serra do Acará

Para os amantes do turismo ecológico, conhecer o arquipélago Mariuá e Anavilhanas é um prato cheio de aventuras pela Amazônia.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dez =