10 Dicas para Economizar Muito Durante Viagens!

Todo mundo ama viajar, mas pra muita gente isso pode se tornar muito caro.

Nós sempre recebemos dúvidas sobre como fazemos para viajar barato, como economizar e não gastar rios de dinheiro em uma viagem.

Independentemente se as viagens para perto ou longe, por muito ou pouco tempo, sempre é possível economizar tomando algumas atitudes antes e durante a viagem.

Por isso fizemos uma seleção de 10 dicas muito úteis para economizar durante as suas próximas viagens, incluindo hospedagem, deslocamento, alimentação e passeios.

Hospedagem

#1 Escolha hostels e/ou Airbnb

Muitas pessoas ainda tem um certo receio de se hospedar em quartos compartilhados em hostels, mas hoje em dia há muitas opções seguras e confortáveis que cobram bem menos do que em hotel convencional.

Se você está viajando em grupo você pode até mesmo reservar quartos inteiros e compartilhar com quem está viajando com você.

Outra opção que pode ser mais econômica é usar o Airbnb que é uma plataforma que une pessoas que oferecem quartos em suas casas, ou alugam a casa inteira por preços mais acessíveis que hoteis.

Além de casas e quartos, há também pousadas e hostels que utilizam a plataforma atualmente.

#2 Passe pernoites “em trânsito”

Comprar voos e passagens noturnas de ônibus é uma forma simples de economizar e poucas pessoas se ligam nisso.

Fazendo isso você economiza um pernoite, e isso já é uma baita ajuda, principalmente quando você vai conhecer vários lugares em uma mesma viagem.

#3 Troque Serviços por Hospedagem

De ajudar na recepção  de um hostel a atuar como voluntário em projetos sociais, há várias opções para economizar com a hospedagem, você só precisa descobrir qual combina mais com você.

Há algumas plataformas que facilitam esse processo, e as mais utilizadas atualmente são a Workaway e a Worldpackers.

Deslocamento

#4 Use buscadores de passagens baratas

Muitas vezes perdemos ótimas promoções por não checar sites buscadores de passagens baratas.

Para estes tipos de site, vale muito a pena baixar os aplicativos e deixar as notificações ativas, para não perder nenhuma promoção.

Os mais usados para isso são o Skyscanner, a Decolar e o Google Flights.

#5 Caminhe e use o transporte público

Usar taxi em viagens é uma escolha que pode te fazer gastar muito, por isso busque conhecer a cidade a pé e se virar usando o transporte público.

Andar a pé também aprofunda a experiência, pois te faz conhecer mais ainda o local.

Alimentação

#6 Cozinhe sua própria comida

Essa é uma das melhores formas de economizar durante viagens. Você pode comprar ingredientes no supermercado e preparar sua própria comida.

Se você estiver se hospedando em uma casa ou apartamento, provavelmente você terá uma cozinha e utensílios à disposição, que facilitam bastante que você faça isso.

Só de preparar o seu café da manhã e o jantar, já é uma baita economia, e se seu café já estiver incluído na diária, melhor ainda.

#7 Tenha sempre uma garrafa d’água

Essa é uma dica simples, mas que muita gente ainda não se liga. Sempre carregue com você uma garrafinha de água com você para ir enchendo ao longo do dia.

Em muitos lugares, é possível consumir a água da torneira mesmo, além de várias cidades (principalmente no exterior) possuírem bebedouros públicos.

Passeios

#8 Faça passeios por conta própria

Há muitos passeios guiados que podem ser feitos por conta própria com uma certa pesquisa.

Vale muito a pena pesquisar e ler em blogs de viagem informações sobre passeios para fazer no seu destino, sem precisar de agências.

#9 Feche passeios no local

Tirando aqueles locais muito procurados, onde é necessário fazer reserva com antecedência, é bem mais barato fechar passeios no local.

No local, você terá como pesquisar mais e tentar descontos pessoalmente.

Além disso, se houver qualquer mudanças de planos ou imprevistos você não perde dinheiro.

#10 Dica Extra: Faça um orçamento

Antes e durante a sua viagem anote seus gastos. Estipule valores para usar com cada item da viagem. Aqui está a nossa sugestão de como fazer isso:

  1. Veja o seu montante total livre (desconsiderando hospedagem) e quanto tem de dinheiro por dia;
  2. Estipule porcentagens de gastos. Por exemplo: 40% para alimentação, 10% para transporte, 20% passeios, 30% livre para compras, etc.
  3. Atualize a cada dia e sempre controle se algo sair do seu orçamento.

Não se esqueça de que sempre é possível economizar e principalmente, reveja seu estilo de vida. Dispense o que é dispensável, e a economia certamente vai acontecer.

O que achou das dicas? Tem algo que você faz pra economizar em viagens?

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post