4 Cidades Próximas a Recife (PE) para Passar o Fim de Semana

Recife é um dos lugares preferidos do Brasil, quando se trata de boas praias e gente hospitaleira.

Mas tanto para quem está visitando Recife ou é morador da capital pernambucana é muito comum fazer viagens bate e volta por alguma cidade próxima.

O litoral pernambucano tem 180 km de extensão e reserva muita coisa linda e visuais paradisíacos.

Por isso selecionamos aqui 4 cidades próximas a capital que valem muito a serem conhecida, seja por alguns dias, ou por um fim de semana.

#1 Porto de Galinhas

Coqueiros, piscinas naturais, jangadas coloridas e um mar cristalino de uma azul turquesa formam o cenário de um dos destinos de praia mais lindos do Brasil.

Foto via

Já eleito muitas vezes como o melhor destino de praia do Brasil, Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, a apenas 66 km de Recife.

Quando estiver por lá não deixe de fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais e aproveite a oportunidade para mergulhar nos recifes de corais e observar espécies de peixes.

Conheça também a Praia de Macaraípe, praia muito procurada por praticantes de esportes aquáticos e com escolinhas para quem quer iniciar no surf.

A Praia da Vila é a praia principal de Porto de Galinhas e é um dos lugares mais visitados. É de lá que saem os passeios que levam os visitantes às piscinas naturais

Para chegar lá a principal acesso é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca.

A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas.

#2 Cabo de Santo Agostinho

Esse é um lugar que ainda fica fora da rota turística de muita gente que vai a Pernambuco, porém Cabo de Santo Agostinho é um lugar único.

Foto via

Em Cabo de Santo Agostinho é possível aproveitar o cenário incrível do mar turquesa em meio a penhascos e pequenas praias, além das casas históricas que completam o visual

Uma dos lugares mais visitados na cidade é a Praia de Calhetas, com sua faixa de areia e mar convidativo.

Para quem gosta de praticar mergulho e snorkelling, a Enseada dos Corais é ideal.

Na cidade também é possível conhecer um pouco da Mata Atlântica através de uma trilha que pode ser feita a pé ou de bugue.

Não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída ainda no século XVI, e fica no ponto mais alto da região.

É lá também que ficam as ruínas do Convento Carmelita do século XVII, que valem a pena a visita.

A cidade fica localizada a cerca de 34 km do Recife e fica no litoral sul pernambucano e para chegar lá basta seguir pela BR-101..

#3 Praia dos Carneiros, Tamandaré

Considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil, a Praia dos Carneiros é um destino certo para quem deseja águas cristalinas e morninhas, areia branquinha e coqueirais.

Foto via

A praia fica rasa por um longo trecho no mar, por isso é possível que as crianças brinquem sem muito perigo.

Ainda há uma igrejinha dedicada a São Benedito, que forma o cenário cartão-postal da Praia de Carneiros.

O destino fica a 100 km de Recife ao sul de Pernambuco e  o trajeto dura cerca de 2 horas.

Para chegar lá você deve seguir pela BR-101 até Cabo de Santo Agostinho (são 38km) e depois pegar a PE-060 até a cidade de Rio Formoso (mais 59km).

Logo na saída da zona urbana, fica a saída para a Praia dos Carneiros (PE-072) que pela ponte do Rio Ariquindá fica a apenas 10km.

#4 Olinda

Olinda é considerada uma verdadeira viagem na história do Brasil.

Cheia de prédios coloniais, Olinda é uma ótima pedida para quem é fã de turismo histórico.

Todo o conjunto arquitetônico de Olinda foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e ela é considerada uma das cidades historicamente mais preservadas do Brasil.

Ir em fevereiro então é ser recebido no clima de um dos melhores carnavais do Brasil, com muito frevo, samba e maracatu.

Ao todo são 19 igrejas e capelas em Olinda, e muitas delas são muito charmosas por dentro e por fora. Vale a pena visitar.

Conheça também os museus da cidade. Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Sacra e o Museu do Mamelungo.

Da capital Recife são cerca de 10 km até Olinda. Para chegar lá pegue a Av. Cruz Cabugá até Olinda.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.