4 Destinos Espetaculares, além de Gramado, na Região da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha vai muito além de Gramado, que por sinal é um lugar incrível, mas se engana quem pensa que para por aí.

A região da Serra Gaúcha está cheia de atrações que encantam os visitantes por ser um lugar único e também por ser um dos destino de inverno que te fazer sentir na Europa!

Isso por que o local foi o berço da imigração europeia no Brasil e até hoje há muitas marcas em sua história, cultura e arquitetura.

Por isso fizemos aqui uma seleção de 5 destinos imperdíveis para você conhecer quando viajar para a região da Serra Gaúcha.

Quando ir

Independentemente da época, a Serra Gaúcha oferece muitas atrações, mas é importante entender como funciona o clima da região dependendo do seu objetivo de viagem.

Dezembro a março são os meses mais quentes do ano, e é durante esses meses que florescem as hortências.

Essa é também a alta temporada e as cidades da Serra estão recebendo maior número de visitantes.

Essa época também é uma das melhores para o ecoturismo e contato com a natureza.

O mês de abril, além de anunciar o inverno, tem a doce missão de ser o mês da Páscoa.

Nesse mês, a região recebe milhares de turistas que vão em busca dos famosos chocolates produzidos na região sul do Brasil.

Já se você quer aproveitar o friozinho, vá de maio a setembro, que é quando você vai tirar do armário aquele cachecol e até luva.

O cenário de inverno também é lindo, lembrando muito as paisagens europeias.

Outubro e novembro são os meses mais tranquilos em relação ao número de turistas, mas ainda sim vale a pena conhecer a região nessa época.

#1 Bento Gonçalves

Os amantes de vinho com certeza irão amar Bento Gonçalves, conhecida como “a cidade da uva e do vinho”.

Além de ser um ótimo destino para apreciar ótimos vinhos, Bento Gonçalves é um lugar incrível para conhecer mais da cultura gaúcha e também italiana, já que há a predominância de imigrantes italianos lá.

É bem comum encontrar cantinas italianas com várias delícias para você experimentar.

Não deixe de visitar os Caminhos de Pedra, patrimônio histórico tombado pelo estado do Rio Grande do Sul, composto por casas de pedra e madeira, algumas até centenárias.

Muitas dessas casas estão conservadas e possuem moinhos, cantinas coloniais, vinícolas, casas de massas, etc.

Foto via

Aproveite também para fazer o passeio de Maria Fumaça e curtir as paisagens de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

#2 São Francisco de Paula

A cidade de São Francisco de Paula é ideal para quem ama o climinha interiorano e quer tirar um tempo pra descansar e escapar um pouco da correria.

Bem diferente de Gramado, que é bem mais agitada e turística, São Francisco é uma cidade que oferece bastante contato com a natureza.

Não deixe de visitar o Parque da Cachoeira, que é um local incrível para a prática de ecoturismo.

Lá você poderá se refrescar em cachoeiras e ainda praticar camping, tirolesa, rapel, escalada e outras atividades de aventura.

Ponte de Ferro – Parque da Cachoeira (foto via)

Além disso, a cidade é muito conhecida pelos produtos de inverno, sendo um local muito bom para comprar ponchos de lã e botas.

#3 Canela

Berço da Catedral de Pedra, uma das 7 maravilhas do Brasil, Canela é uma das cidades mais lindas da Serra Gaúcha.

Foto via

Com estilo gótico inglês, a imponente catedral de Pedra já valeria a viagem para Canela, mas não para por aí.

Em Canela há atrações para toda a família, como os deliciosos chocolates de Gramado.

Além disso, na cidade você encontra paisagens incríveis como no Parque da Ferradura, o Parque do Caracol e sua belíssima cascata, os bondinhos aéreos e muito mais.

#4 Cambará do Sul

Cambará do Sul é um lugar com paisagens surpreendentes que são pouco explorados na Serra Gaúcha.

A cidade fica na fronteira do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é uma ótima opção para os viajantes mais aventureiros.

O cenário é incrível e se você tiver a oportunidade, visite o Parque Nacional Aparados da Serra, local onde há um dos maiores cânions do Brasil.

Cânion Itaimbezinho (Foto via)

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post