Cambará do Sul também conhecida como a Terra dos Cânions, é um dos lugares mais espetaculares da Serra Gaúcha.
A cidade é muito conhecida pelos cânions Fortaleza e Itaimbezinho que são os cartões postais da cidade, mas há muito mais em Cambará.
Cambará fica a poucos quilômetros do Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra, famosos por suas paisagens incríveis e os imponentes cânions.
Além disso, em Cambará você terá um prato cheio de atrações em meio a natureza, e se você é fã de ecoturismo, Cambará do Sul é o lugar certo pra você.
Por isso, selecionamos aqui 5 atrações incríveis e imperdíveis para te ajudar a aproveitar o melhor de Cambará do Sul.
Como Chegar
A opção mais comum é partindo de Porto Alegre e é possível chegar lá de carro ou de ônibus.
De carro, você pode ir pela RS-020 passando por Gravataí, Taquara e S. Francisco de Paula até chegar em Cambará do Sul.
O trecho compreende cerca de 200 quilômetros e a estrada está em boas condições, mas não é duplicada.
Também é possível ir pelo litoral, pegando a BR-290 e depois a BR-101. A partir da BR-101, siga até o município Terra de Areia e depois pegue a RS-486, conhecida como Rota do Sol.
Depois disso pegue a RS-020 e você já estará bem próximo a Cambará do Sul.
O trajeto inteiro compreende 230 quilômetros e a maior parte dele é feito em estrada duplicada, sendo considerada a melhor opção entre os dois.
Além disso o tempo de viagem é praticamente o mesmo.
Para ir de ônibus, na rodoviária de Porto Alegre você deve pegar o ônibus da empresa Citral.
A viagem dura 6 horas e será necessário trocar de ônibus na cidade de São Francisco de Paula antes de Chegar em Cambará do Sul.
Quando ir
O outono e inverno são consideradas as melhores épocas para visitar a região, apesar das baixíssimas temperaturas (às vezes até abaixo de zero).
Além disso, de maio a agosto, o risco de chuva e nebulosidade são menores, garantindo boa visibilidade nos mirantes.
Mas se você quiser fugir das baixas temperaturas, no verão, é possível curtir as cachoeiras e piscinas naturais da trilha Rio do Boi.
O que fazer
#1 Conhecer o Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992 e com mais de 17.300 ha.
O visual do Parque é impressionante e é lá que fica o Cânion Fortaleza, que pode ser visto do Mirante, em um dos Pontos mais altos da borda da garganta.
O Cânion Fortaleza é o maior e mais imponente dos cânions da região. Seus paredões atingem 900 metros de altura e se estendem por mais 7 quilômetros.
Para chegar até lá há duas opções a partir da entrada do parque: 1) pela Trilha do Mirante (3km e visão panorâmica do Cânion); 2) pela Trilha da Cachoeira do Tigre Preto (também 3 km, mas com visão parcial do cânion e acesso a queda d’água de 400 metros de altura).
Não deixe de fazer também a trilha para Pedra do Segredo.
O visual intriga os visitantes que chegam até lá e se deparam com um bloco de pedra de 5 metros equilibrado em cima de outro.
#2 Fazer a trilha do Cânion da Pedra
Esse Cânion não é muito divulgado, porém é igualmente espetacular.
O Cânion da Pedra também fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra e seus paredões atingem cerca de 700 metros de altura.
A razão pela qual o Cânion da Pedra não é tão conhecido, é por que para chegar até ele é preciso encarar 6 Km de trilha com grau de dificuldade considerado difícil.
Mas quem vai, não se arrepende. O visual é incrível.
#3 Fazer o Passeio de Jipe em Cambará do Sul
Essa é uma forma muito divertida de conhecer a região. Os passeios em 4×4 cruzam os campos nativos, matas de araucárias e rios e córregos da região.
Nesse passeio, você terá duas opções de roteiros:
1) Rota das Cachoeiras: Esse passeio dura cerca de 5 horas e compreende cerca de 90 km, passando por algumas cachoeiras.
Não deixe de se refrescar na Cachoeira dos Venâncios com suas 4 quedas d’água excelentes para banho.
2) Percurso até o Cânion do Pinheirinho: Essa rota leva até o Cânion Pinheirinho, de onde você fará uma caminhadinha curtindo a vista para a Cachoeira do Tramboso, que cai até o vale do cânion.
Esse percurso compreende 75 km e também dura cerca de 5 horas.
#4 Se Aventurar em um Rapel
Há algumas opções para a prática de rapel em Cambará do Sul, podendo ser uma cachoeira com algumas dezenas de metros de altura ou um micro cânion cercado de araucárias e xaxins centenários.
Não deixe de ter essa experiência única em Cambará do Sul, especialmente se você nunca fez rapel antes.
#5 Passear de bote pelo rio Camisas
Um dos principais rios da região é o Rio Camisas e com suas águas tranquilas oferecem uma oportunidade perfeita para um passeio de bote.
Durante o passeio que tem cerca de 3 horas de duração e compreende 4,5km você poderá contemplar a paisagem de Cambará do Sul de uma forma diferente.
As águas limpas e calmas do rio cercado pela mata ciliar regional serão um cenário perfeito de contemplação da natureza.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U