5 Dicas importantes para sua viagem para o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia e é o maior deserto de sal do planeta. Ele tem mais de 10.000 quilômetros quadrados e por volta de 25 mil toneladas de sal. Ele forma um cenário inigualável que atrai milhares de visitantes de todo o mundo e em todas as épocas do ano que vão em busca de explorar esse local único que fica aqui do ladinho do Brasil.

Para te ajudar, selecionamos 5 dicas importantes sobre o Salar de Uyuni que você deve conhecer antes de viajar para lá.

#1 Vá preparado para abrigos simples

Existem, claro, opções consideradas caras e que fazem excursões com grupos menores e possuem dormitórios mais confortáveis. Porém a maioria das pessoas escolhe passeios que ficam em torno de 100 dólares por pessoa e que não são regados de nenhum luxo. Os abrigos são bem simples, com alguns cobertores de lã e nem sempre há água quente para tomar banho. Ah.. e os quartos e banheiros são compartilhados (para quem é acostumado com hostels isso não será problema).

Albergue no Salar de Uyuni. Foto via Melhores Destinos
Albergue no Salar de Uyuni. Foto via Melhores Destinos

#2 Prepare-se para o frio

Apesar de ser no meio do Deserto do Atacama, mesmo durante o dia a temperatura não sobe muito e quando a noite cai a temperatura cai muito. Então, leve roupas que suportem o frio e se possível leve um cobertor reserva, pois pode ser necessário se a temperatura cair muito. No meio do ano, época de inverno, pode chegar a nevar no Salar.

#3 Tire boas fotos

Parece uma dica óbvia, mas não é. Muitas pessoas vão a lugares incríveis e simplesmente não conseguem tirar boas fotos. O Salar é um lugar enorme e dá para brincar muito com a perspectiva das fotos. Peça ajuda do guia para tirar as fotos, eles conhecem a área e podem te ajudar a capturar o melhor momento. Veja alguns exemplos:

DesertoSalBolivia4 DesertoSalBolivia5 DesertoSalBolivia7 DesertoSalBolivia9

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Fotos via.

#4 Ônibus turístico de Uyuni para La Paz

Uma dica para economizar é pegar o ônibus turístico em vez de ir de avião. Ele custa 230 bolivianos, e servem jantar e café da manhã. A viagem é longa, cerca de 10 horas, mas vale super a pena colocar em dia o espírito aventureiro e encarar muitas estradas de terra.

#5 Quando ir

Durante todo o ano, o Salar é uma ótima pedida. O que acontece é a mudança de temperatura que ocorre o longo das estações do ano. Na cidade de Uyuni a temperatura média anual é de -6°C e no inverno as médias estão em torno de -12°C e, no verão, de 1°C. As paisagens também mudam de acordo com a estação. No inverno, o Salar está bem seco formando figuras geométricas no sal. Já o verão é a estação chuvosa, e na maioria do tempo o Salar está alagado formando uma espécie de espelho que reflete o céu.

Salar no inverno. Foto via
Salar no inverno. Foto via
Salar no verão. Foto via
Salar no verão. Foto via

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 1 =