6 Parques Nacionais Incríveis para se Aventurar na Bahia

A Bahia é um dos destinos mais exuberantes do Brasil quando se trata de belezas naturais e biodiversidade.

De chapadas a praias espetaculares, não há como negar que o estado tem muito a oferecer para aqueles que vão em busca de contato com a natureza e muita aventura.

O sul da Bahia é marcado pela conservação da vegetação da Mata Atlântica e ao norte os parques são dedicados a manutenção da biodiversidade da Caatinga.

Por isso no estado há diversas Unidades de Conservação (UC), e entre as mais de 200 UCs espalhadas pelo território baiano, nós fizemos uma seleção de 6 Parques Nacionais que valem muito a pena a visita!

#1 Parque Nacional da Chapada da Diamantina

Criado em 1985, o Parque Nacional da Chapada da Diamantina é uma das maiores áreas de conservação do país fora da região amazônica.

O parque é dedicado à preservação das belezas cênicas da região, suas nascentes, rios, cachoeiras e biodiversidade impressionantes.

Morro Três Irmãos (Foto via)

São diversos platôs, vales e cachoeiras que compõe o cenário da Chapada da Diamantina que oferecem visuais de tirar o fôlego dos milhares de visitantes que visitam o parque todos os anos.

Quando estiver no parque não deixe de fazer a trilha até o Morro do Pai Inácio, visitar a Cachoeira da Fumaça e se deslumbrar com a vista do alto do mirante do Vale do Pati.

Confira aqui nosso artigo com as melhores atrações da Chapada da Diamantina.

#2 Parque Nacional do Pau Brasil

Esse parque foi criado em homenagem aos 500 anos do Brasil e possui cerca de 19 mil hectares.

Foto via

Se trata de uma das áreas de conservação da Mata Atlântica mais importantes e se concentra integralmente dentro do município de Porto Seguro.

Ele fica na região chamada Costa do Descobrimento, tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Nessa região podem ser encontrados diversas lembranças do início da ocupação do Brasil, seja pelos sítios arqueológicos pré-históricos e históricos ou pelos remanescentes das aldeias jesuíticas.

No parque há muitas opções de trilhas, mirantes e belas praias. Não deixe de conferir a vista deslumbrante do alto do Mirante da Sede e do Mirante Maracanã.

#3 Parque Nacional do Descobrimento

Assim como o Parque Nacional do Pau Brasil, o Parque Nacional do Descobrimento fica na região denominada Costa do Descobrimento.

Foto via

O Parque é uma reserva relativamente recente, criada em 2012 e possui mais de 22 mil hectares em um área de Mata Atlântica.

Um dos maiores atrativos do parque é sem dúvida a fauna e a flora da região. Na área do Parque há diversas espécies ameaçadas de extinção e também espécies endêmicas – exclusivas a aquela área.

Não deixe de conhecer a Praia de Cumuruxativa e a Praia do Tororão, que são verdadeiros achados na região do Parque.

#4 Parque Nacional da Serra das Lontras

Se você é um admirador de aves, você precisa conhecer o Parque Nacional da Serra das Lontras, no sul da Bahia.

Foto via

O complexo montanhoso da Serra das Lontras possui diversas espécies de pássaros importantíssimas para a biodiversidade de aves no Brasil e no mundo.

Ela é por isso classificada internacionalmente como área prioritária e importante para conservação de aves pela BirdLife International.

Além disso, são diversas trilhas e opções de passeios para quem visita o parque.

#5 Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos equivale a uma área de 90 mil hectares em alto mar!

O parque é composto por 5 ilhas de onde é possível conhecer um pouco mais da biodiversidade marinha naquela região.

Para chegar lá é necessário pegar um barco em Caravelas, cidade que fica no sul da Bahia.

Para aqueles que são apaixonados pelo mar e pela vida marinha, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é espetacular.

É lá também que você poderá ver o show natural das baleias jubartes nos meses de julho a novembro.

Foto via

#6 Parque Nacional do Alto Cariri

A aproximadamente 150 km de Porto Seguro, muito verde, montanhas, trilhas e cachoeiras te esperam nos quase 20 mil hectares dedicados à conservação de remanescentes de Mata Atlântica no Parque Nacional do Alto Cariri.

Juntamente com a Parque Estadual do Alto Cariri e Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, ambos em Minas Gerais, forma um dos maiores trechos contínuos de floresta entre a Bahia e Minas.

O parque foi criado em 2010, principalmente por ser um importante remanescente da Mata Atlântica, mas também por ser o lar de espécies ameaçadas de extinção como o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), o maior primata das Américas.

Parque Nacional do Alto Cariri | Foto: Marcelino Dias

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U