7 Cidades com Cachoeiras em Goiás que você precisa conhecer!

Goiás é um estado privilegiado com inúmeras belezas naturais e paisagens espetaculares.

Com povo acolhedor e turismo cada vez mais em evidência, o estado de Goiás tem muitas cidades que você deveria incluir com certeza no seu roteiro de viagens pelo Brasil.

Cachoeiras, montanhas, parques aquáticos, centros históricos, grutas, poços cristalinos e paisagens únicas são algumas das atrações que Goiás te reserva.

Por isso fizemos aqui uma seleção com 7 cidades com cachoeiras em Goiás que você precisa conhecer!

#1 Caldas Novas

Eleita várias vezes como a melhor cidade turística de Goiás, e muito famosa por suas águas termais, Caldas Novas é aquele destino que tem programas para toda a família.

É lá que está o maior manancial hidrotermal do mundo e a cidade recebe mais de 4 milhões de turistas por ano.

Quando estiver por lá não deixe de tirar um dia para relaxar nas fontes termais. Conheça também o Hot Park que é um ótimo passeio com diversão garantida em família.

É em Caldas Novas também que está o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com trilhas, cachoeiras e muita aventura e ecoturismo.

Cachoeira da Cascatinha (Foto via)

#2 Cavalcante

Se você é fã de ecoturismo, turismo de aventura e muita cultura, Cavalcante é um lugar ideal para você.

É em Cavalcante que está quase 70% de toda a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação importantíssima para o Brasil e Patrimônio Mundial da Unesco.

Quando estiver por lá não deixe de conhecer a Cachoeira de Santa Bárbara, a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira Candaru com sua imponente queda de 70 metros.

Cachoeira de Santa Bárbara (Foto via)

Se tiver a oportunidade, visite o Povoado Kalunga do Engenho II e conheça um pouco mais da história, cultura e tradições quilombolas.

#3 Formosa

Fazendo jus ao seu nome, a cidade de Formosa possui impressionantes belezas naturais.

São diversas e belíssimas cachoeiras, mas a mais famosa é a Cachoeira do Itiquira com sua imponente queda de 168 metros, uma das mais altas da América Latina.

Cachoeira salto do Itiquira (Foto via)

E a notícia boa é que não é difícil chegar até lá, fazendo com que ela seja bastante visitada por um público bem diverso.

Outro ponto imperdível para conhecer em Formosa é a Lagoa Feia, que tem 6 quilômetros de comprimento e meio quilômetro de largura.

Não deixe de conhecer as piscinas naturais do Lajedo, a Gruta das Andorinhas e o Buraco das Araras.

#4 Pirenópolis

Pirenópolis é o pacote completo para quem gosta de fazer turismo histórico e conhecer belezas naturais em um mesmo lugar.

É uma cidadezinha que exibe o típico clima interiorano de Goiás, com sua calmaria e arquitetura colonial, mas está em meio a muitas belezas naturais.

São diversas cachoeiras e montanhas que atraem cada vez mais visitantes a Pirenópolis.

Cachoeira das Araras (Foto via)

Confira aqui nossa sugestão de roteiro em Pirenópolis e também as 3 cachoeiras que você não pode deixar de conhecer lá.

#5 Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás é um município inserido dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, sendo uma das portas de entrada para conhecer o parque.

Dentro dos limites municipais existem mais de 120 cachoeiras cachoeiras catalogadas e sem dúvidas tem muito a oferecer a quem gosta de contato com a natureza e muita aventura.


Cachoeira Almécegas (Foto via)

Na cidade, não deixe de conhecer a Vila de São Jorge, que conquista muitos visitantes, com seu clima rústico e muito charme.

#6 Mineiros

Mineiros, assim como Alto Paraíso de Goiás, Mineiros é um destino ideal para os fãs de cachoeiras.


Cachoeira Dois Saltos (Foto via)

Ela fica localizada no sudoeste goiano, a cerca de 420 km de Goiânia, na região do Parque Nacional das Emas.

Há mais de 100 cachoeiras na cidade e também os rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã que cortam serras em meio a um visual incrível que atrai muitos turistas para a região.

#7 Caiapônia

Caiapônia é também lar de belas cachoeiras, e não deixa os aventureiros decepcionados.

Entre as cachoeiras mais conhecidas estão a Cachoeira de São Domingos, a Cachoeira da Abóbora, a Cachoeira do Jalapa e a Cachoeira de Samambaia.

Cachoeira da Abóbora (Foto via)

Além das cachoeiras, quando você estiver por lá não deixe de fazer as trilhas até o Morro do Peão e ao Morro do Gigante.

Caiapônia será um lugar de muita conexão com a natureza, fazendo deste um destino ideal para os amantes de ecoturismo.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.