7 Cidades Super Interessantes para Conhecer no Peru

O Peru sem dúvida é um dos países mais interessantes e exóticos da América do Sul, e isso reflete bastante na enorme circulação turística que existe no país.

Suas cidadezinhas atraem viajantes de diversos lugares do mundo que vão em busca de sua rica história, cultura, paisagens de tirar o fôlego e povo acolhedor.

Se você estiver planejando sua viagem ao Peru, vale muito a pena investir em conhecer algumas cidades e lugares super interessantes, além de Machu Picchu em Cusco, é claro.

Por isso, vamos te apresentar aqui 7 cidadezinhas super exóticas e interessantes para conhecer no Peru.

#1 Ollantaytambo

A cidade de Ollantaytambo é considerada o tesouro do Vale Sagrado dos Incas, e fica localizada a 80 quilômetros de Cusco e a 40 quilômetros de Machu Picchu.

Foto via

O mais especial dessa cidade é que ela é uma cidade inca que nunca foi abandonada. Mesmo com a invasão dos colonizadores espanhóis, a cidade permaneceu habitada desde sempre.

Diferentemente das cidades incas em que hoje podemos observar as ruínas, Ollantaytambo exibe a mistura do antigo com o contemporâneo.

A cidade mostra uma civilização que foi se modernizando ao longo do tempo, mas mantendo a cultura peruana fortíssima durante todos esses séculos.

#2 Huanuco

Huanuco é considerada por seus habitantes e visitantes como a cidade com o melhor clima do mundo.

Ela fica localizada na região central do Peru, entre os Andes, o que faz com que a essa pequena cidade conte com paisagens lindas por todos os lados.

É uma cidade predominantemente agrária, com muitos produtores locais exibindo seus produtos nas feiras de rua pela cidade.

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer a zona arqueológica de Kotosh, que é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Peru, sendo um dos vestígios mais antigos das Américas.

Foto via

Leia aqui um artigo mais detalhado sobre Huanuco.

#3 Huaraz

Huaraz é a cidade base para conhecer a Cordillera Blanca e o Parque Nacional Huascarán, com suas montanhas nevadas e lagunas turquesas.

É possível chegar lá de avião ou mesmo ônibus desde Lima, que é a opção mais em conta.

As suas paisagens lembram as montanhas canadenses, porém elas estão aqui, do ladinho do Brasil.

Laguna 69 (Foto via)

Não deixe de conhecer as Lagunas Llanganuco, que é o passeio mais clássico de Huaraz, e também a Laguna Paron e a Laguna 69, que exibem um azul turquesa impressionante com as montanhas nevadas ao fundo.

#4 Arequipa

Arequipa é uma das cidades mais interessantes se você quer aprender mais sobre a colonização espanhola no Peru.

A sua arquitetura guarda muitas marcas do período colonial, com casarões e construções imponentes comuns a cultura europeia.

Foto via

Além disso, Arequipa mantém uma das múmias mais bem preservadas do país, a Juanita, e também o Mosteiro de Santa Catalina, que é um outro lugar que vale muito a pena conhecer.

#5 Tarapoto

Tarapoto é uma pequena cidade localizada no coração da Amazônia Peruana, e é tida como uma das principais base para explorar a floresta no país.

Foto via

A cidade fica em uma região privilegiada, com muitas cachoeiras, belas paisagens e com grande variedade de plantas e animais selvagens.

Pra quem é fã de ecoturismo, Tarapoto não pode faltar no roteiro.

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer a Cachoeira Ahuashiyacu e faça um trekking pelo meio da floresta para as Cataratas de Huacamaillo (passeio guiado).

Além disso, visite a Naciente del Tio Yacu, a Lagoa Azul e La Isla Bonita.

#6 Puno

Puno é conhecida como a capital folclórica do Peru, que fica bem na região do Lago Titicaca, o lago mais alto do mundo.

O principal ponto turístico da cidade é a Basílica Menor de Puno, uma bela catedral em estilo barroco que fica na plaza de Armas.

Não deixe de visitar o Mirador de Kuntur Wasi, também apresentado como Mirador el Condor.

De lá é possível ter uma vista panorâmica do Lago Titicaca, que recompensam os mais de 600 degraus necessários para chegar ao topo do mirante.

Na região, você também terá a oportunidade de conhecer as ilhas de Uros Taquile, no lago Titicaca, que são incrivelmente bonitas e são como um mergulho na cultura peruana.

Foto via

#7 Choquequirao

Essa é uma cidade remanescente do império inca que também fica na região dos andes peruanos.

A região é perfeita para quem ama trilhas e história, pois a cidade é repleta de ruínas, templos e construções marcantes.

Foto via

Essa cidade é considerada um mistério que ainda não foi totalmente desvendada pelos historiadores e arqueólogos.

Além disso, vale informar que ela fica a mais de 1000 metros acima de Machu Picchu, então é importante estar bem ambientado para curtir de verdade o passeio e não sofrer tanto com a  altitude.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U