7 Motivos para Visitar o Piauí nas Próximas Férias

O Piauí é um verdadeiro tesouro nacional, e muita gente procura o estado no verão para desfrutar de suas praias.Porém, o Piauí reserva muitas surpresas e diversidade para quem o visita.

De belíssimas praias e cachoeiras, às serras, morros e mangues, o que não faltam no Piauí são lugares incríveis para conhecer.

Se você ama estar em contato com a natureza e desfrutar de belas experiências, esses motivos serão mais do que suficientes para te convencer a conhecer o Piauí assim que você puder.

#1 Parque Nacional Serra da Capivara, Milonga

Conhecer a Serra da Capivara é fazer um viagem no tempo! O lugar possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 600 sítios arqueológicos e mais de 35 mil pinturas rupestres de até 12 mil anos.

E devido a sua grande importância histórica e cultural o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Foto via

Além de conhecer pinturas rupestres e sítios arqueológicos importantíssimos da vida pré-histórica, há diversas trilhas e paisagens espetaculares para serem desbravadas e contempladas na Serra da Capivara.

Leia aqui nosso artigo sobre a Serra da Capivara.

#2 Delta do Parnaíba, Parnaíba

Essa é considerada uma das paisagens mais bonitas do planeta e fica localizada na divisa dos estados do Maranhão e Piauí.

Foto via

O Delta do Parnaíba é um arquipélago com 70 ilhas, onde os visitantes podem aproveitar praias com paisagens exuberantes, dunas e mangues.

O Delta faz parte do roteiro integrado da Rota das Emoções, formado pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara no Ceará, e em 2009 o Delta do Parnaíba foi Melhor Roteiro Turístico do país, pelo Ministério do Turismo.

#3 Lagoa do Portinho, Luís Correia

A Lagoa do Portinho é um dos pontos turísticos mais famosos do estado e fica no parque de dunas de Luís Correia, na divisa com a cidade de Parnaíba.

A Lagoa apresenta o ambiente perfeito para um ótimo dia de descanso em meio ao cenário formado pelas dunas branquinhas, a vegetação e as águas escuras é único.

Foto via

Esse é um lugar ideal para a prática de atividades aquáticas, como o banana boat que é uma das atividades preferidas dos visitantes.

Os arredores da Lagoa do Portinho tem uma boa estrutura de hospedagem, alimentação e lazer e aos fins de semana é muito comum promoverem shows e eventos nas margens da Lagoa do Portinho.

#4 Parque Nacional das Sete Cidades, Piracuruca

O Parque Nacional da Sete Cidades é uma área de conservação ecológica e seu nome é dedicado às imponentes formações rochosas existentes no parque.

Foto via

Ele fica no norte do estado do Piauí a cerca de 206 km de Teresina, e lá estão também pinturas rupestres datadas com cerca de 6 mil anos, com importância internacional.

Além das belíssimas paisagens e mirantes incríveis, no parque você poderá fazer trilhas e refrescar-se em cachoeiras, sendo um ótimo lugar para ter contato com a natureza.

#5 Polo Cerâmico do Poty Velho, Teresina

Se você admira arte e cerâmica, o Poty Velho precisa estar em seu roteiro em Teresina.

Foto via

Esse bairro sempre foi “o lugar” para comprar peças cerâmicas no Piauí, mas em 2006 foi construído um polo onde mais de 300 famílias produzem suas peças em mais 50 oficinas.

Há peças para todos os gostos e bolsos, e mesmo que seja somente para visitar vale muito a pena conhecer o lugar e apreciar um pouco da arte cerâmica do Piauí.

#6 Praia do Coqueiro, Luís Correia

Tranquilidade e um belo mar você encontra na Praia do Coqueiro em Luís Correia.

Foto via

A Praia do Coqueiro é muito conhecida por ser um local ideal para descansar por conta de sua atmosfera agradável, e também é um dos melhores lugares para a prática de kitesurf.

O mar é levemente agitado e forma algumas ondas ideais para a prática do esporte e isso atrai muitos jovens à praia.

No verão, a Praia do Coqueiro costuma ser bastante procuradas por famílias da região.

#7 Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, Oeiras

Se você gosta de turismo religioso, conheça a igreja que contribuiu para a formação do estado do Piauí e que hoje é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Oficialmente a primeira igreja do Piauí, a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória construída em 1697 e concluída em 1733 na cidade de Oeiras.

Seu estilo é barroco, com desenhos de flores e ornamentos esculpidos nos cantos das paredes e altares da igreja.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U