10 pontos turísticos de Manaus

A variedade de atrações encontradas em Manaus fazem dela um dos principais destinos turísticos do Brasil, sobretudo para turistas estrangeiros que estão em busca de um maior contato com a natureza. De barco é possível navegar pelos seus rios, igarapés repletos de arvores e plantas típicas dessa região. Em solo firme as principais atrações são da época da borracha, época em que Manaus era uma das cidades mais importantes do país, sendo inclusive a primeira cidade do Brasil a ter energia elétrica.

#1 Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é o símbolo máximo do período da borracha, o teatro é revestido de muita riqueza e foi inaugurado em 1886, para apresentação de peças e óperas europeias que vinham para deliciar os barões da borracha. A construção é simplesmente encatadora seja por fora, seja por dentro, a fachada é neoclássica e pintada de um tom de rosa, já a cúpula é feita por 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira.

No interior, já no hall de entrada, podemos ver uma grande quantidade de mármore português, italiano e ferro inglês. A sala de espetáculos, possui capacidade para 700 pessoas e é decorada com lustres vindos de Veneza.

No mês de maio, é cenário do Festival Amazonas de Ópera, caso não tenha espetáculos durante a sua visita, vale demais uma visita guiada, é um mergulho na história do teatro.

#2 Nado com os botos

Nadar com os botos é simplesmente incrível. É bem semelhante ao nado com os golfinhos, possível em Margarita, Orlando e muitas outras cidades. A grande diferença é que o nado com os botos não é feito em um cativeiro, a exemplo dos golfinhos, ela é feita em seu habitat natural, no meio do rio negro, esse realmente é um diferencial.

O nado não é feito exatamente em Manaus, mas em uma cidade próxima chamada Novo Airão, muito próxima de Manaus. Se você gosta de contato direto com a natureza, vale muito a pena.

#3 Encontro das águas

De um lado um rio negro, de outro um claro, barrento. Eles correm 6 quilometros lado a lado e simplesmente não se misturam. O espetáculo da natureza, pode ser observado todo os dias, seja de barco, canoa, rabeta ou mesmo em um bom StandUP Paddle. Se você tiver um pouco de sorte ainda pode ser presenteado com o nado dos botos em meio ao encontro das águas.

Para ir no encontro das águas você pode contratar uma agência de turismo, em Manaus mesmo, a visita dura praticamente o dia todo, já que além de visitar o encontro das águas você irá visitar aldeias indígenas , caminhar pela floresta, almoçar e muito mais.

#4 Arquipélago de Anavilhanas

O Arquipelago de Anavilhanas é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, é formado por cerca de 400 ilhotas que fazem o destino ser incrível. O acesso é através de barco, em viagem que dura não mais que três horas. Diversas empresas oferecem pacotes que incluem pacotes, almoço e ainda um passeio pelo rio negro e banho de cachoeiras.

#5 Bosque da Ciência

O Bosque da ciência é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre a fauna e flora da Amazônia. Isso porque diversas espécies que são ameaças de extinção são mantidas no bosque para evitar que o pior aconteça. O passeio custa apenas 5 reais e é fantástico. É possível ver onças pintadas, peixe-bois e muito mais.

Como fica localizado no meio da cidade de Manaus, para chegar em bem simples, seja de táxi ou mesmo de transporte coletivo.

#6 Zoológico do Cigs

Semelhantemente ao Bosque da Ciência, o zoológico do Cigs, é uma ótima pedida para quem pretende entrar mais em contato com a fauna e flora da Amazônia. No zoológico existe um ambiente mais controlado, mais com cara de zoológico mesmo, não tão rustico como o bosque da ciência.

Também é localizado no meio da cidade, o que facilita e muito o acesso.

#7 Ponta Negra

É a praia mais conhecida de Manaus. Com uma boa faixa de areia é a preferida dos manauaras. Não é tão aconselhável tomar banho na praia, por não ser uma água tão limpa. É possível também praticar diversos esportes, sobretudo nas quartas e domingos com a faixa liberada.

Localizada há 13 quilômetros do centro da cidade, a chegada é muito facilitada. Seja de táxi ou mesmo de transporte coletivo.

#8 Presidente Figueiredo

Cidade que possui umas das mais belas cachoeiras do Brasil. Mesmo não sendo em Manaus, especificamente, não pude deixar de acrescentar por ser bem próximo a Manaus e belo visual deslumbrante.

Para chegar em Presidente Figueiredo é possível pegar um táxi ou mesmo de ônibus, que é mais aconselhável pelo preço.A

Em presidente figueiredo é possível encontrar dezenas de cachoeiras, grutas, trilhas e tudo o mais que um bom viajante gosta.

#9 Museu do Seringal

O Museu do Seringal foi inicialmente construído para ser usado nas gravações do filme A Selva, tempos depois o Governo do Amazonas, acabou por decidir transformar a vila paraíso em um museu com visitação aberta.

É uma verdadeira imersão no auge da era da borracha.

É possível visitar o museu entre terça e domingo de 08:00hrs às 16:00hrs. Para chegar é necessário pegar uma lancha no Porto da Marina Davi e pagar uma taxa de 12 reais.

#10 Saborear comidas típicas

Não tem como ir no Amazonas e não se deliciar com as comidas típicas da região. Um dos principais atrativos são os variados tipos de peixes. Tambaqui, jaraqui e pirarucu são as melhores pedidas, seja cozidos, fritos ou assados.

Açai e Tacacá, apesar de serem pratostípicos do Pará, também são amplamente consumidos na capital amazonense, sobretudo o Açai.

Essa foi uma breve passeada pelas principais atrações da capital amazonense, espero que tenha aproveitado.

Já visitou manaus? O que achou? Deixe aqui a sua experiência sobre Manaus.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Jair Rebello: Empreendedor e Nômade Digital. Largou um concurso público para desbravar o mundo ao mesmo tempo que cuida de sua empresa a bordo de seu Macbook Air 11'. Amazonense apaixonado por tambaqui e açaí.
Related Post