As 5 Melhores Praias de Florianópolis

O turismo é uma das bases econômicas de Florianópolis, capital do estado de Santa Catariana, conhecida também como “Floripa” ou “Ilha da Magia”. O município costuma receber mais de 9 milhões de turistas na alta temporada e possui mais de 100 praias para todos os gostos. Recentemente a cidade foi considerada a segunda melhor capital para se viver no país e também se encontra em segundo lugar da lista de melhores municípios para se viver após os 60 anos, as pesquisas foram conduzidas respectivamente pela Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão e pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em conjunto com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), onde foram analisados diversos fatores, tais como: educação, saúde, saneamento, segurança, etc.

Dicas Importantes

  • Época mais adequada para banhistas: Janeiro; Fevereiro; Março; Abril; Maio; Outubro; Novembro; Dezembro.
  • Época menos adequada para banhistas: Junho; Julho; Agosto; Setembro.
  • Durante o inverno Floripa ainda continua sendo uma excelente opção, durante a estação os habitantes costumam realizar festas açorianas que celebram a herança cultural deixada pelos imigrantes.
  • No inverno também se dá início à temporada de pesca artesanal de Tainha. Os pescadores com as suas redes são um dos cartões postais da cidade.

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses possui esse nome devido a um naufrágio de uma embarcação inglesa (entre 1683 e 1737) que ocorreu no local. A enseada possui quase 5km de extensão, com águas mornas de um azul translúcido que agrada a dois públicos: o lado direito da praia é calmo e o mais optado das famílias com crianças e idosos; já no lado esquerdo há formações de ondas moderadas que favorecem os praticantes de esportes náuticos. Para quem prefere uma praia urbanizada, que possui casas noturnas, bares, restaurantes e até mesmo um mini-shopping center, a Praia dos Ingleses é o lugar ideal.

Praia dos Ingleses em Florianópolis

Praia do Jurerê

O nome da Praia de Jurerê foi dado por índios Carijós e significa “Boca D’água Pequena”. A praia possui 3km de faixa de areia branca e águas mornas com poucas ondas, é um dos locais preferidos de turistas de outros países, principalmente dos turistas argentinos. Jurerê é uma das praias mais famosas de Florianópolis e fica dividida entre o bairro Jurerê Tradicional e o bairro Jurerê Internacional, o último surgiu por meio de um empreendimento imobiliário que teve o processo de urbanização planejado desde o ínicio, mansões e estabelecimentos de luxo foram construídos visando não interferir nas áreas de preservação ambiental — o que o torna um dos bairros mais sofisticados, sendo referência em urbanização sustentável no país.

Praia Mole

A Praia do Mole leva esse nome por conta da “areia fofa” e tem o lema de que “a vida é dura, mas a praia é mole”. Apesar de não contar com o mesmo nível de infraestrutura das outras praias, a Praia do Mole é um paraíso natural que dispõe de 950 metros de extensão e, por conta do mar aberto, é o local favorito dos surfistas. As águas verdes e ondas fortes atraem desportistas e a galera jovem, sendo também bastante frequentada pelo público LGBT. O local possui um posto salva-vidas, pois a profundidade é alta mesmo próximo à areia e o repuxo é forte. A praia não é recomendada tanto para as famílias com crianças quanto para banhistas que não sabem nadar, mas o passeio ainda continua sendo um dos mais escolhidos por conta por conta da belíssima paisagem e da badalação.

Praia mole em Florianópolis

Praia da Galheta

A Praia da Galheta fica localizada no Parque Municipal da Galheta, área de preservação ambiental permanente, e só é acessível por meio de duas trilhas: a com menor grau de dificuldade fica localizada no canto esquerdo da Praia do Mole e outra se encontra na Barra da Lagoa. A praia é reservada ao naturismo (a única em Santa Catarina) e possui 950 metros de faixa de areia branca banhada por um mar cristalino; os costões rochosos com vegetação rasteira remanescente da Mata Atlântica e vertentes de água doce dão um toque especial a paisagem intocada, tornando a visita obrigatória para qualquer turista que queira estar em comunhão com a natureza. Além dos naturistas, a praia é mais apreciada por LGBTs e pelos surfistas que costumam alternar entre a Praia da Galheta e a Praia do Mole.

Praia da Daniela

A Praia da Daniela fica em uma área residencial e veranista, ao norte da Ilha de Santa Catarina, e leva esse nome em homenagem a uma das netas do João Amorim — responsável pela urbanização da região. A praia paradisíaca fica ao norte da ilha, próxima a um manguezal, e possui águas claras e mornas que produzem ondas suaves. Uma das praias mais frequentadas por famílias com crianças pequenas, está entre as melhores escolhas para quem procura fugir do estresse da cidade e de muita movimentação tanto na água quanto na areia.

Praia Daniela em Florianópolis

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Jair Rebello: Empreendedor e Nômade Digital. Largou um concurso público para desbravar o mundo ao mesmo tempo que cuida de sua empresa a bordo de seu Macbook Air 11'. Amazonense apaixonado por tambaqui e açaí.
Related Post