As 7 Melhores Praias de São Paulo

Ilhabela | Foto via

Tem gente que ainda não sabe, mas o estado de São Paulo é dono de um litoral incrível, com algumas das melhores praias do sudeste. Há diversas cidades que nos presenteiam com cenários lindos, diversos e o melhor: em meio à Mata Atlântica!

No litoral paulista há praias para todos os gostos… das mais selvagens e desertas, às mais agitadas.

E se você estiver procurando um lugar para curtir as férias, o feriadão ou o fim de semana, aqui vai uma lista com as 7 melhores praias de São Paulo!  

 

#1 Praias da Ilha de Couves, Ubatuba, São Paulo

Considerado um dos passeios mais paradisíacos de Ubatuba, a Ilha das Couves fica pertinho da vila de Picinguaba e a visita é imperdível.

A Ilha das Couves é pequenina, apenas com 60 hectares, mas lá é possível aproveitar bastante em uma das prainhas.

Praia Menor, também chamada de Praia da Terra, é a faixa de areia usada para desembarque das pessoas, pois tem um mar calminho que ajuda. A Praia Maior, também chamada de Praia de Fora, possui cerca de 250 metros de extensão.

Essas praias são interligadas por uma trilha pequena, feita em 5 minutos em meio a uma natureza deslumbrante. Leia também: melhores praias de Ubatuba e cachoeiras para conhecer na cidade.

Ilha das Couves, Ubatuba | Foto via 

 

#2 Praia de Castelhanos, Ilhabela, São Paulo

Castelhanos é uma das praias mais paradisíacas de São Paulo fica no município de Ilhabela! Essa é aquela praia que agrada todo mundo. De um lado você pode descansar com tranquilidade e muito contato com a natureza, e de outro as ondas são mais fortes e o público do surf comparece.

Para chegar lá você pode fazer trilha ou ir com veículo tracionado nas 4 rodas. É uma aventura perfeitamente recompensada! Continue lendo mais um pouco do paraíso chamado Ilhabela.

Mirante do Coração com vista para a Praia de Castelhanos, Ilhabela | Foto via

#3 Praia de Calhetas, São Sebastião, São Paulo

Se você busca praias desertas e selvagens, daquelas que parecem cenário de filmes, a Praia das Calhetas se encaixa muito bem nessa descrição, e com certeza é uma das melhores praias do sudeste!

Ela é cercada pela Mata Atlântica e também por pedras que formam belas piscinas naturais em seu canto esquerdo. A areia é fofa e a água é cristalina, formando um visual totalmente paradisíaco que conquista a qualquer um que visita a região.

A praia fica a cerca de 18 km da região central da cidade. Para chegar até ela a melhor opção é ir de ônibus e descer aproximadamente no km 144 da Rodovia Rio-Santos, com entrada em um condomínio. Carro não é a melhor opção pois não há estacionamento.

Confira aqui nosso artigo com as melhores praias de São Sebastião.

Praia das Calhetas | Foto por Alexandre Moreira

 

#4 Praia da Barra do Una, Peruíbe, São Paulo

Essa é umas das praias mais queridas de Peruíbe, pois além do belo mar que banha a praia, há também um rio que deságua na praia construindo um cenário ainda mais diverso.

Há muita vegetação de restinga, manguezais nos arredores do rio, mas há também o visual praiano que agrada a todos, com uma larga faixa de areia banhada por um belo mar.

A praia fica localizada em uma área onde vivem alguns pescadores e há também uma boa infraestrutura, com alguns bares e restaurantes mais rústicos.

Do outro lado da Praia da Barra do Una fica a Praia do Una que é de acesso restrito. Confira as melhores praias de Peruíbe.

Praia da Barra do Una

#5 Praias da Ilha do Tamanduá, Caraguatatuba, São Paulo

Ilha de Tamanduá – Foto via

Entre Ubatuba e Caraguatatuba, a Ilha de Tamanduá é a maior na cidade e é muito procurada por visitantes da região.

Ela possui águas esverdeadas e azuladas em alguns pontos e é uma praia totalmente selvagem, sem infraestrutura de restaurantes ou barracas.

Porém essa é uma ótima escolha se você gosta de contato com a natureza e de praias mais reservadas.

Para chegar lá, é necessário fazer o trajeto de jet ski ou barco saindo das praias de Cocanha, Tabatinga, Mococa, Massaguaçu ou Martin Sá.

Quando for visitar, não esqueça de levar alimentos e bebidas para passar o dia. Confira aqui as melhores praias de Caraguatatuba.  

 

#6 Praia do Jabaquara, Ilhabela, São Paulo

No norte de Ilhabela conheça a Praia do Jabaquara, eleita por muitos como uma das mais bonitas de lá.

A praia é muito calma e rodeada por natureza. Ideal para quem quer descansar e desconectar da correria.

Foto via

#7 Praias da Ilha de Anchieta, Ubatuba, São Paulo

A Ilha de Anchieta é a segunda maior ilha do litoral norte de São Paulo e é um lugar paradisíaco que vale a pena conferir em Ubatuba.

Na Ilha de Anchieta você encontrará ruínas, trilhas em meio à natureza e praias paradisíacas. São sete praias para serem visitadas e até uma trilha subaquática. Para quem gosta de lugares tranquilos e praias sossegadas, a Praia do Leste é aquela que vai fazer você se apaixonar. Essa praia também é perfeita para mergulho, pois a água tem ótima visibilidade e os peixinhos amam nadar por lá.

Além disso, próximo ao costão rochoso, há uma estátua de Jacques Cousteau, considerado o pai do mergulho. A estátua foi construída pela Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba, e fica a 9 metros de profundidade.

Para chegar na Praia do Leste é necessário pegar uma trilha saindo da Praia do Presídio.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.