As Melhores Praias da Ilha do Mel, Paraná

Praias incríveis e muita aventura farão parte da sua viagem para a Ilha do Mel, que é berço de 25 belas praias que se distribuem em uma das mais belas ilhas brasileiras.

Ela fica na região litorânea do estado do Paraná, mais especificamente em Paranaguá, e o acesso a ela é feito de barco.

Na Ilha é possível curtir dias de muito descanso à beira-mar, além de aproveitar a vibe do lugar super acolhedor e praiano.

Por lá, carros não circulam, as ruas são de areia e não há iluminação. A Ilha do Mel é aquele destino rústico e pé na areia literalmente.

Além de belas praias, os trilheiros não se decepcionam por lá, pois na ilha há muitas trilhas para fazer e se aventurar.

Fizemos então uma seleção com as melhores praias da Ilha do Mel para que você possa aproveitar do melhor que o lugar tem a te oferecer.

Como Chegar na Ilha do Mel

O acesso à Ilha do Mel é feito por barco, saindo de Paranaguá ou Pontal do Paraná, da praia Pontal do Sul.

A Praia Pontal do Sul fica distante 120 km de Curitiba, e para chegar até ela é preciso pegar a BR-277, PR-407 e depois a PR-412.

Já até Paranaguá, o acesso é pela BR-277 saindo de Curitiba.

A opção mais utilizada é chegar até Pontal do Paraná e lá pega-se o barco numa travessia que leva 30 minutos.

Saindo de Paranaguá, o trajeto de barco dura cerca de 1 hora e meia.

Chegando na Ilha do Mel você pode desembarcar na Vila de Nova Brasília ou na Vila de Encantadas (verifique o que fica mais perto da sua pousada).

Nessas vilas que ficam algumas pousadas e vários campings, além de bons bares e restaurantes caseiros e aconchegantes.

As Melhores Praias de Ilha do Mel

A bela ilha atrai visitantes de todo o Brasil, e uma informação importante é que a ilha tem um limite de visitação, podendo receber no máximo 5 mil pessoas por dia. A Ilha tem 27,5 quilômetros quadrados, e são 35 km de praias rústicas e com características únicas e algumas praticamente desertas.

#1 Praia de Fora

Foto via

A Praia de Fora é uma das preferidas dos visitantes da Ilha do Mel. Ela fica bem no meio de dois costões rochosos, sendo que em um deles fica o farol da ilha, no Morro das Conchas.

Nessa praia, além da beleza natural da praia, em maré baixa é possível desfrutar de algumas piscinas naturais que são formadas, sendo que na maré alta o lugar é ideal para surfar devido às boas ondas.

A praia é bem procurada também por ficar a apenas 25 minutos de caminhada desde a Vila de Nova Brasília.

Ao redor dessa área é possível fazer algumas trilhas ecológicas em meio a vegetação local e também desfrutar de uma boa infraestrutura de restaurantes e bares.

#2 Praia do Miguel

A Praia do Miguel é aquela praia rústica e selvagem cercada por costões rochosos cobertos pelo verde da vegetação.

Ela é também uma praia ideal para quem gosta de surfar, já que ela oferece boas ondas o ano inteiro.

Para chegar lá é preciso pegar uma trilha de 40 minutos, saindo do trapiche de Encantadas.

Quando chegar lá, não deixe de subir o Morro do Sabão e apreciar a incrível vista da região. De lá é possível avistar o Farol das Conchas e também a praia de Fora.

#3 Praia da Fortaleza

Foto via

A Praia da Fortaleza é uma das mais sossegadas da ilha, e apresenta bares e restaurantes na sua extensão.

Ela fica ao norte da Ilha do Mel e é lá que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1766, ainda conservando armamentos utilizados naquele século.

Nessa praia também fica o Morro das Baleias, de onde é possível ter uma vista incrível da região. Há um labirinto de canhões e um mirante.

A Praia da Fortaleza é ideal também para a prática de surf e windsurf. Além disso, o local tem um boa infraestrutura e opções de pousadas.

#4 Praia de Encantadas

Essa é a praia mais badalada da Ilha do Mel e é definitivamente um lugar para quem gosta de mais agito e infraestrutura.

A praia tem vários bares, restaurantes e um belo visual. Ela fica a 2 horas distante da outra vila, a Nova Brasília, e é possível chegar lá fazendo uma caminhada ou mesmo pegando um barco.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post