As Melhores Praias do Maranhão + Bônus

Ah, Maranhão! Um estado tão querido e cheio de belezas, é um dos mais visitados do nordeste, e não é por menos!

O Maranhão possui praias lindas, reservas naturais e lugares que não se igualam a nenhum outro lugar no mundo. E um exemplo disso são os famosos Lençóis Maranhenses.

Por lá, existem diversos lugares impressionantes, mas como todo bom brasileiro ama uma praia, decidimos listar aqui as melhores praias do Maranhão, e também incluímos um bônus com um lugar impressionante que você precisa conhecer. Confira:

 

Conheça as Melhores Praias do Maranhão

 

#1 Praia do Meio, São José de Ribamar

A Praia do Meio fica bem próxima de São Luís, no município de São José de Ribamar a cerca de 25 km da capital maranhense.

A praia fica bem na Baía do Arraial, próximo ao oceano, e é uma experiência única para quem gosta de lugares mais rústicos e naturais.

Essa praia tem uma faixa de areia bem grande e o diferencial é que ela é um dos poucos lugares no Brasil em que é permitido estacionar na areia. Isso mesmo! Lá você pode entrar com o carro na praia e estacionar próximo ao local onde você escolhe ficar.

Mas tem uma coisa: devido ao fluxo de carros na areia, a atenção deve ser redobrada se você estiver com crianças.

Além disso, nos arredores da praia é possível encontrar bons quiosques, bares e restaurantes, sendo um lugar ideal para passar o dia e curtir o sol e mar.

Praia do Meio | Foto via

 

#2 Praia de São Marcos, São Luís

Em São Luís (veja o que fazer em São Luís), se você quer uma praia mais jovem e animada a Praia de São Marcos é ideal para você.

Ela é uma das mais procuradas por jovens e surfistas, e os barzinhos ao redor da praia fazem da praia um lugar perfeito para o dia ou noite.

Nessa praia há vários praticantes de Kitesurf e mesmo que você não pratique, é uma oportunidade para experimentar pela primeira vez.

Além disso, a praia tem uma bela paisagem cercada por dunas cobertas de vegetação e as ruínas do Forte de São Marcos, que foi erguido no século 18.

Só fique atento às áreas próprias e impróprias para banho. Geralmente, elas são sinalizadas.

Praia de São Marcos | Foto via

 

#3 Praia de Atins, Barreirinhas

Se você está visitando os Lençóis Maranhenses, conhecer a praia de Atins é programa certo!

A praia de água salobra, por uma mistura da água do Rio Preguiças com o oceano é uma delícia para nadar, além de ter um visual incrível!

A gente recomenda fazer o passeio Combo Atins com a Caetés Expedições, nossa agência parceira em Barreirinhas.

O Passeio Combo Atins é um passeio de dia inteiro super completo, onde você poderá ter um gostinho das diferentes paisagens do Parque Nacional.

O passeio é feito de jardineira, primeiro em direção à Praia dos Atins, situada em frente a Foz do Rio Preguiças, e a paisagem é incrível. Com a água já misturada com a do mar, formando um visual belíssimo e excelente para banho.

Após a Praia dos Atins é feita uma parada em uma praia de mar aberto já no oceano e a paisagem é impressionante, pois a praia banha o “deserto” dos lençóis.

Depois disso, o passeio segue para algumas lagoas na região de atins e lá você poderá ver famosas dunas dos lençóis e se deliciar nos banhos de lagoa.

Praia de Atins (Foto por Cam Roda)

 

#4 Praia do Amor, Tutóia

A pequena cidade de Tutóia fica no norte do Maranhão, a cerca de 460 km da capital São Luís. Com localização privilegiada, ela fica entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, no coração da Rota das Emoções.

Leia também: Dicas para economizar na Rota das Emoções.

A Praia do Amor é uma praia de mar aberto, que tem cerca de 3 km de extensão, com águas mornas e super límpidas. Além disso, o lugar é ideal para quem ama praias desertas.

E não pense que é só isso… o município de Tutóia oferece um conjunto de praias lindas, e a Praia do Amor é uma das belas praias da região.

 

#5 Praia de Panaquatira, São José do Ribamar

A Praia de Panaquatira é outro lugar que você precisa conhecer em São José do Ribamar, pertinho de São Luís.

Essa é uma das melhores praias da região e são cerca de 5 km de mar calminho e raso, principalmente na maré baixa. Demais, não é?!

Apesar de estar na região metropolitana, a praia é tranquila, ideal para descansar e curtir um dia à beira mar!

Praia de Panaquatira | Foto via Tripadvisor

 

Bônus: Cachoeiras de Carolina – MA

A cidade de Carolina é conhecida como paraíso das águas, e não é à toa! Aqui, em pouco mais de seis mil quilômetros quadrados, já foram encontradas exatamente 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes.

Isso porque Carolina é porta de entrada do Parque Nacional da Chapada das Mesas, que abriga uma das paisagens naturais mais incríveis do Brasil, repletas de chapadões, vales, poços de água cristalina e belíssimas cachoeiras.

Descubra o Parque Nacional da Chapada das Mesas e surpreenda-se!

Cachoeira de São Romão, Chapada das Mesas | Foto: Otávio Nogueira/Flickr

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.