As Melhores Praias e Atrações da Ilha de Itaparica, Bahia

A Ilha de Itaparica é a maior ilha da Baía de Todos os Santos e são 40 km de praias incríveis.

As águas por lá são morninhas, calmas e cristalinas, ideais para dias de descanso e muito contato com a natureza. 

O lugar é ideal para quem quer dias tranquilos, mas de onde também é possível fazer vários passeios e conhecer mais da região. O mergulho é uma atividade popular por lá.

Além das praias também tem a parte histórica que é uma verdadeira viagem no tempo para quem gosta da parte mais cultural e histórica da Bahia.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com as melhores praias e atrações da Ilha de Itaparica.

Como Chegar a Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica fica a apenas 13 km de Salvador e é conhecida por sua belas praias.

O trajeto mais rápido até Itaparica é pelo mar, pegando um ferry boat ou lancha.

Se você optar por fazer o trajeto de ferry boat terá que ir ao Terminal de São Joaquim, sendo que as travessias acontecem das 5 às 23h e levam cerca de 1 hora.

O terminal de desembarque é o Terminal Bom Despacho, no município de Vera Cruz.

Se optar ir de lancha, em Salvador terá que seguir ao Centro Náutico da Bahia, localizado atrás do Mercado Modelo de Salvador.

No Centro náutico é possível contratar lanchas que levam a Itaparica, e o trajeto dura aproximadamente 45 minutos, mais rápido que os ferrys. O desembarque é feito no município de Vera Cruz, no Terminal Náutico de Mar Grande.

Também é possível seguir por terra, pela BR-324 em direção a Ponte do Funil, no município de Jaguaripe. Esse trajeto dura 4 horas.

Mapa da Ilha de Itaparica

Melhores Praias da Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica possui 40 km distribuídos em 15 belas praias, com águas mornas e cristalinas. Trata-se de um verdadeiro paraíso no litoral da Bahia.

Ponta de Areia

Foto via

A Ponta de Areia é uma das mais famosas da Ilha de Itaparica e tem águas calminhas e ideais para banho. A areia por lá é branquinha e fininha deixando o visual ainda mais lindo.

Ao redor dela é possível encontrar restaurantes e bares que oferecem uma boa infraestrutura aos visitantes. 

Para quem gosta de praias mais agitadas, essa praia é ideal, principalmente no verão. Para quem gosta de praias mais tranquilas, ela fica mais vazia no inverno e meses mais chuvosos.

Praia Cacha-Pregos

Foto via

Essa praia fica já na ponta da ilha, próximo ao recôncavo, e oferece um dos banhos mais tranquilos da região. O mar é calminho e com poucas ondas, mas é preciso ficar atento à correnteza.

No verão a praia é mais frequentada, mas nos outros meses, a sensação é de estar em uma ilha deserta.

De lá saem passeios de barco que vão até o “pantanal baiano” próximo ao rio Jaguaripe repleta de manguezais, pequenos córregos e muita biodiversidade.

O acesso a praia é feito pela rodovia BA-001 passando por Tairu, Aratuba e Berlinque.

Praia da Penha

Foto via

A Praia da Penha é protegida por uma barreira de corais e um banco de areia, essa praia é uma grande piscina natural.

Ela fica dentro de um condomínio e por isso o acesso é feito somente a pé e a praia recebe poucos visitantes.

A Praia da Penha é a praia ideal para quem gosta de praias mais tranquilas e pouco frequentadas.

É importante ressaltar que a praia não conta com muita infraestrutura de barracas, então é importante levar guarda-sol, cadeira e canga.

Praia do Mar Grande

Foto via

A Mar Grande é a praia que atrai mais jovens e é também a mais badalada. É nessa região que ficam a maioria dos hotéis e pousadas da Ilha, sendo uma área com maior concentração de pessoas.

O mar lá é calminho e a água quentinha, ideal para gastar o dia todo tomando um bom banho de mar. Além disso, na área há bons restaurantes e bares que garantem o passeio.

Praia de Berlinque e Praia de Aratuba

As praias ficam uma ao lado da outra e formam um visual belíssimo, principalmente na maré baixa, quando se pode ver um tapete de arrecifes.

A água é calminha e a praia não é tão agitada durante o dia, mas a noite a badalação por lá é garantida, sendo um point noturno em Itaparica.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post