Barra de Guaratiba RJ: o que fazer, melhores praias e mais

Barra de Guaratiba é um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, perfeito para quem ama estar em contato com a natureza, praia e trilhas e curte uma aventura.

Que o Rio de Janeiro possui algumas das praias mais bonitas do Brasil, não é novidade, mas pela cidade você consegue achar bairros com suas belezas particulares e praias únicas.

O bairro é bem afastado e ainda pouco explorado pelos viajantes. Nem se compara com o número de pessoas que você encontrará em praias mais famosas como Copacabana por exemplo.

Porém o lugar possui muitos atrativos, e resolvemos reunir mais informações sobre o que fazer em Barra de Guaratiba, praias e atrações do local. Confira:

 

Onde fica Barra de Guaratiba?

O Rio de Janeiro é enorme e há bairros como Barra de Guaratiba que parecem até outra cidade. Ele fica na zona oeste, mais afastado das principais atrações da cidade.

Considere mais ou menos 1h20 de carro saindo de Copacabana e praticamente 3 horas em transporte público, mas isso não deve te desanimar, afinal o bairro é lindo e repleto de atrações incríveis.

 

Melhores praias de Barra de Guaratiba

#1 Curtir o agido da Praia da Barra de Guaratiba

Essa é a principal praia do bairro, que leva o mesmo nome. Ela fica localizada na região central e possui um mar relativamente tranquilo.

Por ser a praia principal, ela apresenta ótima infraestrutura, com vários quiosques, restaurantes e muita comida boa.

Em baixa temporada a praia chega a ser calma, mas em alta temporada ou fins de semana, vá super cedo se quiser garantir uma vaguinha no estacionamento e na areia.

Praia da Barra de Guaratiba | Foto via

 

#2 Aproveitar o sossego das praias selvagens da Barra de Guaratiba

A boa notícia para quem gosta de trilha e praias selvagens é que essa região do rio é repleta delas.

Para chegar a essas praias você precisará encarar uma trilha que tem cerca de 3,5 km de extensão em meio a natureza, considerada de dificuldade média e em alguns pontos difícil.

A trilha começa numa rua íngreme chamada rua Parlon Siqueira.

Início da Trilha na Rua Parlon Siqueira em Barra de Guaratiba RJ

 

Praia dos Búzios

A Praia dos Búzios é também conhecida como Praia das Conchas e é a primeira da trilha, sendo localizada na extensão de 1,5 Km.

Essa praia fica bem à beira da famosa Pedra da Tartaruga, lugar ótimo para fazer rapel ou admirar a belíssima vista.

 

Praia do Perigoso

Seguindo a trilha, o caminho até a Pedra do Perigoso não é tão fácil, mas o visual compensa muito!

Ela é praticamente deserta, justamente por não ter um acesso tão fácil, então aproveite o lugar, se você encarar a aventura.

Praia do Perigoso | Foto via

 

Praia do Meio

Saindo da Praia do Perigoso, seguindo por mais uns 500 metros pela trilha principal, você chegará a praia do Meio.

Essa é a maior praia da trilha, com cerca de 350 de extensão de faixa de areia e bastante procurada pelos surfistas.

É próximo a essa praia que fica a famosa Pedra do Telégrafo que te renderá belas fotos!

 

Praia Funda

Saindo da Praia do Meio é hora de retomar o fôlego e encarar um caminho mais fechado. Seguindo por mais 300 metros na trilha principal, por dentro de uma Área de Proteção Ambiental.

Você terá que descer por uma rocha utilizando uma corda, e será recompensado por uma faixa de areia deserta e selvagem. O visual é lindo!

 

Praia do Inferno

O nome pode assustar, mas o visual vai te conquistar (até rimou). Essa é a última praia da trilha, e é cercada por Mata Atlântica fechada e rochas, sendo pouco conhecida até mesmo pelos cariocas.

Ela fica a cerca de 500 metros da Praia do Meio e é tão selvagem que é bem possível que você veja micos e preguiças no local, além de belos pássaros e vegetação exuberante. Vale o esforço.

Praia do Inferno | Foto via

 

#3 Fazer uma foto na Pedra do Telégrafo

Você com certeza já viu fotos na “perigosa” montanha carioca, que parecem ser tiradas à beira de um penhasco. É puro ângulo!

Na verdade o local é um mirante natural de onde é possível ter uma vista privilegiada do Rio de Janeiro. De lá é possível ver a Restinga da Marambaia, os manguezais da região, as praias selvagens de Barra de Guaratiba e a Pedra da Gávea.

Esse é um passeio obrigatório no Rio de Janeiro.

Leia também: o que fazer de graça no Rio de Janeiro.

Pedra do Telégrafo | Foto via

 

#4 Aprecie a paisagem no Sítio Burle Marx

Essa é uma dica de passeio super diferente, mas muito indicada para quem ama natureza e paisagismo.

A antiga casa de Burle Marx é repleta de arte, muitas espécies de plantas e um jardim enorme!

Para você ter ideia, hoje o local é tombado como patrimônio pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e lá é possível fazer uma visita guiada pelos belos jardins, conhecer a casa onde viveu o paisagista e ainda conhecer uma capelinha do século XVII.

Leia também: o que fazer no Rio de Janeiro com crianças.

Sítio Burle Marx | Foto via

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post