Batu Caves: as fantásticas cavernas sagradas da Malásia

Mais do que centro de peregrinação hindu, as Batu Caves se tornaram famosas mundialmente e são uma das maiores atrações turísticas de Kuala Lumpur na Malásia.

Essas fantásticas formações geológicas ricas em calcário, com rochas de 400 milhões anos, são formadas por 3 grandes cavernas principais, além de inúmeras outras menores que formam o complexo natural chamado de “Batu Caves”, em homenagem ao rio Batu que corre junto ao distrito de Gombak.

Logo no início das cavernas, é possível ver de longe um dos maiores símbolos do local, uma estátua gigante do deus Murugan, deus da vitória e da guerra, com 43 metros de altura (13 metros maior que o Cristo Redentor sem o pedestal). Uma estátua dourada e cheia de detalhes que é simplesmente deslumbrante!

Estátua gigante do deus Murugan
Estátua gigante do deus Murugan

A enorme escadaria de 271 degraus que tem que ser encarada para adentrar de fato ao local, chama muita atenção tanto pelo tamanho quanto pela dificuldade em subi-la com o calor e a umidade local. Mas todo o esforço é compensado pela riqueza de detalhes e o visual fascinante que se tem do topo da longa escadaria.

A escadaria para adentrar as Batu Caves
A escadaria para adentrar as Batu Caves

A caverna maior possui 100 metros de altura e é chamada de Catedral, e é aberta no “teto”,  o que faz com que ela fique iluminada e que todo o local fique mais mágico, com todas as pinturas e as esculturas super detalhadas.

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
A caverna, Catedral, principal com sua abertura no topo
A caverna, Catedral, principal com sua abertura no topo
Monumentos na caverna principal
Monumentos na caverna principal

Nas proximidades e entre as Batu Caves, há tribos indígenas que moram nesses locais, que são abertas a visitação de turistas e são regiões pouco exploradas. Ano após ano, os hindus comemoram o  Festival Thaipusam nas cavernas, e muitos usam fardos, chamados de Kavadis que são levados escada acima através de ganchos que perfuram o seus corpos, inclusive na língua e bochechas para agradar o deus Murugan. Este festival atrai mais de 800 mil pessoas, entre devotos e turistas, todos os anos.

 

 Devotos no Festival Thaipusam
Devotos no Festival Thaipusam

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =