Conceição da Barra ES: o que fazer, melhores praias e mais

A cidade de Conceição da Barra fica no Estado do Espírito Santo, e é conhecida principalmente por suas belas praias e carnaval animado.

Conceição é o verdadeiro point dos mineiros e paulistas, que gostam bastante da cidade, além dos capixabas, é claro.

A boa notícia é que a cidade já é a última do litoral norte, já ficando pertinho da Bahia, sendo uma ótima desculpa para esticar e aproveitar para visitar a Bahia.

Conheça aqui as melhores praias do sul da Bahia, caso queira esticar a viagem.

Pensando nisso, elaboramos esse post com o que fazer em Conceição da Barra, quais são as melhores praias e mais informações úteis para você.

 

Como Chegar em Conceição da Barra

A cidade de Conceição da Barra fica ao norte da capital, Vitória, a uma distância de cerca de 250 km. De carro, o principal trajeto é feito pela BR-101.

De carro, a viagem dura em média 4h20min, por isso não é recomendado visitar a cidade em um bate-volta, mas se você quiser fazer é preciso sair bem cedo para conseguir aproveitar um pouco do dia.

Para quem opta por ir de ônibus saindo de Vitória, a Viação Águia Branca faz o trajeto 3 vezes ao dia, aos domingos, segundas e terças.

 

O que fazer em Conceição da Barra

#1 Caminhar pelo Centro Histórico

O centro histórico de Conceição da Barra é uma gracinha. Há muito o que conhecer por lá, e com certeza, você não vai se arrepender de tirar 1 dia para perambular por lá.

Alguns pontos são imperdíveis, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que é um verdadeiro símbolo da cidade. Ela foi construída sob arquitetura jesuíta, marcante no século XVI.

Outro ponto que você precisa conferir é a Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca, localizada a beira do Rio Cricaré. Desde 2014, o prédio pertence à prefeitura e tem o objetivo de valorizar as manifestações culturais e artísticas da cidade.

Igreja Nossa Senhora da Conceição | Foto via

 

#2 Apreciar o Pôr-do-sol no Cais do Rio Cricaré

Esse sem dúvidas é um dos lugares que você precisa ir para apreciar o pôr-do-sol na cidade.

O cais fica repleto de barquinhos que completam o cenário que ganha um toque especial no fim da tarde.

Pôr-do sol no Cais do Rio Cricaré | Foto Mário Junior

 

#3 Curtir as Praias da Cidade

Praia da Barra

Principal praia da cidade, a Praia da Barra é a mais procurada pelos turistas que chegam à cidade.

Além do belo visual, o que atrai bastante gente para essa praia é a boa infraestrutura de bares e restaurantes, fazendo dela uma ótima praia para passar o dia relaxando e petiscando.

A praia também é bastante procurada por surfistas já que lá as ondas são fortes, ideais para a prática do esporte.

A maré baixa é a alegria da criançada, pois são pequenas piscinas naturais que garantem a diversão.

 

Praia do Farol

Essa é outra praia bastante frequentada, também localizada no centro da cidade. No calçadão é possível encontrar vários quiosques, bares e restaurantes que servem comidinhas deliciosas.

A Praia do Farol é mais frequentada por uma galera mais jovem e surfistas que aproveitam as boas ondas do local.

E é na frente dessa praia que fica o farol, construído em 1914, que hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Farol da Barra | Foto via

 

Praia de Guadinxiba

Se você gosta de praias selvagens, com pouca intervenção humana, você vai amar a Praia de Guadinxiba.

A praia fica pertinho da foz do Rio Itaúnas, que também é um ótimo ponto para pesca na região.

Na maré baixa, a praia fica bem agradável para descansar na areia e curtir um bom banho de mar, já na maré alta, boas ondas se formam e é quando os surfistas aproveitam.

O lugar é agradável e a água é quentinha! Não deixe de conferir.

 

Praia de Itaúnas

Essa é uma outra praia selvagem de Conceição da Barra que vale a pena conhecer. Localizada dentro do Parque Estadual de Itaúnas, no distrito de Itaúnas, essa é uma das praias que mais agradam os viajantes.

A grande atração são as dunas que abrilhantam o local, fazendo dessa praia uma das praias mais bonitas de Conceição da Barra.

Praia de Itaúnas | Foto via

 

Praia do Riacho Doce

Também fazendo parte do Parque Estadual de Itaúna, a Praia do Riacho Doce é a última praia do Espírito Santo, já na divisa com a Bahia.

Ela é considerada uma das praias desertas mais bonitas do Brasil, e é uma praia que você precisa conhecer!

Mas apesar de “deserta” a praia oferece quiosques que vendem aperitivos e bebidas, então não se preocupe e curta sossegado!

 

#4 Se divertir em um Festival

A cidade é famosa por oferecer ótimos festivais e festividades, e a principal delas é o carnaval, que atrai muitos capixabas pra lá.

Mas aqui está uma lista com outros que também vale a pena conferir.

  • Fenfit – Forro de Itaúnas – normalmente acontece nos meses de junho ou julho
  • Festa de São Pedro (dos pescadores) com a moqueca gigante – mês julho
  • Festival Gastronômico de Itaúnas – mês de setembro
  • Festival do Camarão –  outubro
  • Réveillon
  • Carnaval

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.