Conheça a bela vila e praia de Algodoal, no Pará

A Ilha de Algodoal é um dos lugares mais especiais do Pará, que definitivamente precisa entrar no seu roteiro pelo norte do Brasil.

Sendo uma das quatro vilas que formam Maiandeua no município de Maracanã, na região do salgado que fica no nordeste do Pará.

É um dos municípios paraenses que encantam aos visitantes pela cultura e belezas naturais.

Por lá, as festas noturnas são levadas a sério, contando com muito reggae e ritmos regionais que misturam o tecnobrega e o carimbó, atraindo pessoas de todas as idades e gostos.

Pensando nisso, preparamos esse post com informações sobre Algodoal e suas belas praias.

Como Chegar em Algodoal

A única forma de chegar a Algodoal é através de barcos. Para isso você precisará chegar que saem de Marudá, no distrito de Marapanim, distante 170 km de Belem.

Para quem sai de Belém, são 3 horas e meia de carro até a comunidade de Marudá. E a notícia boa é que as estradas são conservadas e bem sinalizadas, possibilitando também que a viagem seja feita por ônibus rodoviário, saindo de Belém e de interiores próximos.

Já em Marudá, a  viagem até Algodoal é feita por embarcações do continente até a ilha. Essa travessia dura cerca de 45 minutos até Algodoal, com saídas todos os dias, com horários diferentes variando conforme a maré. A última embarcação sai por volta de 17:30.

Chegando lá, haverão charretes a cavalo esperando no deck de desembarque da vila. 

A Ilha de Algodoal 

Vista aérea de Algodoal (Foto via)

Algodoal é um daqueles lugares que você não sente vontade de ir embora. Sem ruas de asfalto, apenas areia fina e branquinhas, vão fazer você se sentir num pedacinho de paraíso.

À beira da praia você verá várias casinhas de palha chamadas caiçara, suspensas em palafita.

Nas ruas da vila, carros não circulam e por isso tranquilidade lá é o que não falta. A vila consegue manter sua atmosfera mesmo em alta temporada e feriados, que é quando a Algodoal recebe mais turistas.

E uma coisa que nem todo mundo sabe é que o nome da ilha é Maiandeua, e não Algodoal, que na verdade é uma das vilas.

Porém a vila que é a principal porta de entrada da ilha se popularizou e agora a ilha é mais conhecida por Algodoal entre os viajantes.

Por lá, não espere encontrar hotéis de luxo e resorts, pois lá as pousadinhas mantém ainda o clima interiorano e simples da vila.

Algodoal é o destino ideal para quem quer sossego e contato com a natureza.

As praias de Algodoal são muito tranquilas e rústicas. Saindo da vila de Algodoal indo para a esquerda você passará pelas praias de Princesinha e Princesa que em suas margens exibem belas dunas e mata rasteira.

A Praia de Princesa e uma praia de faixa de areia extensa e branquinha, com vários bares ao redor, muito apreciados pelos turistas.

Nos meses de férias, o movimento turístico nessa praia é mais intenso, principalmente em janeiro e julho.

Porém, a melhor época para visitar Algodoal é entre julho a agosto, pois é quando o mar adquire tons mais azulados.

Além do belo mar que banha a areia, na Praia de Princesa também há um lago de água doce que tem o mesmo nome da praia, Lago da Princesa, que também vale a pena conhecer.

Paia de Princesa (Foro por Henrique Felicio)

Ao redor dessa praia é possível encontrar vários restaurantes e pousadinhas rústicas.

Quando chegar em Algodoal você terá a oportunidade de conhecer ainda mais da Ilha navegando em passeios de barcos e canoas motorizadas contando com os próprios moradores locais que trabalham como guias.

Não existe agência de turismo, apenas os locais, fazendo com que a experiência seja ainda mais autêntica.

Muitos comparam Algodoal como as praias do nordeste na década de 80, quando ainda eram bem rústicas e sossegadas.

Conheça as vilas dos arredores de Algodoal

As vilas mais próximas de Algodoal são as vilas de Mocooca e Fortalezinha. A vila de Mocooca é um núcleo de casas por onde passam alguns dos passeios pela ilha. 

Fortalezinha é uma vila maior, com 7 km de extensão, que vem crescendo bastante e já apresenta uma estrutura turística para receber os visitantes.

Com certeza, vale a pena dedicar pelo menor 1 dia da sua viagem para conhecer os vilarejos mais próximos. Mas sem pressa… pois você está em Algodoal.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U