Conheça a incrível história do jornalista que se dispôs a andar 7 anos a pé desbravando o mundo

Algumas pessoas simplesmente nascem sedentas por conhecimento e aventura, e o jornalista do National Geographic, Paul Salopek, é uma dessas pessoas que nos surpreendem com sua história.

Paul Salopek é um californiano que se mudou para o México com 6 anos de idade. Suas reportagens foram responsáveis por ele ganhar mais de 9 prêmios norte americanos, além de bolsas de estudos em 2 universidades norte-americanas renomadas, Harvard e Princeton.

O Projeto

 O projeto criado por Paul é chamado de “Out of Eden Walk” (traduzindo: A caminhada para fora do Éden) e ele busca repetir a migração que nossos antepassados fizeram ao colonizar o planeta, desde o berço da humanidade, na Etiópia (local onde supostamente foi o Jardim do Éden), passando por todo o oriente médio, Ásia, depois migrando para a América do Norte e seguindo para a América do Sul.

A incrível jornada que ele se propôs a fazer, começou em 2013 e terminará em 2020. Ao longo do caminho, ele está envolvido em grandes histórias contemporâneas, desde as alterações climáticas e tecnologia até as migrações em massa que estampam as manchetes todos os dias.

O mais interessante sobre o projeto de Paul é que ele mergulha fundo na realidade dos povos, buscando histórias escondidas de culturas que raramente seriam notícia. Ele é adepto do “Slow Journalism”, onde o que importa não é a grande quantidade de audiência, e sim a veracidade por trás das câmeras, buscando mostrar o que realmente move os povos do mundo.

Seu projeto também é transmitido para salas de aula em todo o mundo, buscando difundir as diferentes culturas de onde ele passa.

Sua Caminhada

A caminhada de Paul começou na África, seguindo para o Oriente Médio, Ásia, Alasca, América do Norte, Central e e terminará no Chile, América do Sul. Mais especificamente, sua jornada é da Etiópia até a Patagônia.

Rota da Caminhada – Etiópia à Patagônia

A cada 160 Km, ele faz um chamado “Milestone” que é um marco onde ele tira uma foto panorâmica do local exato onde está, mostrando o chão e o céu do lugar, gravá áudios, vídeos e faz uma pequena entrevista com algum morador local.

Paul entrevistando moradores locais

O trajeto de Paul Salopek é financiado pelo National Geographic, Knight Foundation, Pulitzer Center on Crisis Reporting, Harvard Graduate School of Education, The Field Museum of Natural History of Chicago, Nieman Foundation for Journalism at Harvard e Zeega.

Mais informações sobre o espetacular projeto de Paul Salopek estão em seu blog www.outofedenwalk.com/

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello:
Related Post