Conheça Carrancas, a cidade das cachoeiras em Minas Gerais

No sul de Minas Gerais fica a cidade de Carrancas, a terra das cachoeiras!

A cidade fica na Bacia do Alto do Rio Grande e vem ganhando espaço no circuito turístico dos viajantes, principalmente daqueles que amam natureza e ecoturismo.

A cidade tem o nome curioso que vem da época das bandeiras, pois devido a sua riqueza mineral muitos bandeirantes eram atraídos para a região.

Nessa época, duas rochas da serra ficaram com feições parecidas com enormes rostos devido as escavações, e isso deu origem ao nome da cidade.

De patrimônios históricos à cachoeiras, Carrancas tem muito a oferecer aos visitantes.

Como Chegar

De Belo Horizonte, pegue a Rodovia Fernão Dias até a entrada para Lavras (saída 688), você estará então na rodovia BR 265 (Lavras – São João del Rei). Após 54 km você chegará ao município de Itutinga. De Itutinga até Carrancas são mais 26 km onde se pode avistar a represa dos Camargos, o rio Capivari, a bela mata nativa e finalmente a Serra de Carrancas.

O que fazer em Carrancas

Cercada de serras, cachoeiras e vegetação de cerrado, é difícil não se surpreender com Carrancas.

A cidade de Carrancas, apesar de pequena, possui boa infraestrutura turística, com boas opções de hospedagem e restaurantes.

Na cidade há um centrinho charmoso, com igrejas históricas e praças com moradores locais.

Confira aqui uma seleção do que fazer em Carrancas, Minas Gerais.

Visitar a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas

Essa igreja é patrimônio histórico de Carrancas e é toda feira de quartzito, com blocos que pesam até uma tonelada.

Foto via
Foto via

A pintura do teto da igreja é atribuída a Joaquim José da Natividade, discipulo de Aleijadinho.

A igreja foi construída na metade do século XVIII e fica localizada na Praça Manoel Moreira, onde acontecem as principais celebrações da comunidade, como a festa de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.

Conhecer o Complexo da Zilda

O complexo tem uma extensão de 2 km e possui uma gama de atrativos como cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas e áreas para esportes radicais.

A cachoeira da Zilda é a principal atração do complexo e para chegar lá é preciso atravessar um rio e percorrer uma trilha por 15 minutos para se chegar à queda das águas, que formam um poço e uma prainha.

Foto via

Mergulhar na Cachoeira da Esmeralda

Essa é uma das atrações mais comentadas de Carrancas. Com a água cristalina e esverdeada, a cachoeira Esmeralda é uma ótima opção para passeios em família.

Foto via

A trilha que leva até a cachoeira é bem tranquila e o local possui bastante espaço para nadar e aproveitar a natureza local.

Conhecer o Complexo da Ponte

Esse complexo de cachoeiras fica a apenas 2 km da cidade e é composto por vários atrativos em meio a natureza, mas 4 deles merecem destaque: o Poço da Ponte, Cachoeira do Salomão, a Cachoeira do Moinho e a Gruta da Ponte.

Poço da Ponte: é uma bela piscina natural formada pelas águas das cachoeiras próximas e fica próximo a estrada que dá acesso a Itutinga.

Cachoeira do Salomão: é conhecida também como Tico-tico, essa é a primeira cachoeira da trilha que leva até o moinho.

Essa cachoeira não chega a formar poços de água para banho, mas é um ótimo lugar para visitar e contemplar a bela natureza local.

Foto via

Cachoeira do Moinho: fica entre as Cachoeiras do Tira-Prosa e da Toca e é composta por diversas piscinas naturais perfeitas para mergulhar e contemplar a natureza.

A cachoeira tem uma boa queda, ótima para curtir o sol, aliviar o corpo e a mente.

Antigamente, próximo ao local ficava um moinho de milho que usava a força da cachoeira para a produção de farinha – daí a origem do nome da cachoeira.

Foto via

Gruta da Ponte: com a beleza singular de suas formações rochosas, surge em meio à mata do Complexo da Ponte.

Esse é um local muito preservado que transmite muita calmaria e contato com a natureza. O local já foi cenário da novela América em 2005.

Foto via

Subir a Chapada dos Perdizes

A Chapada dos Perdizes é o ponto mais alto da cidade e proporciona belíssimas vistas da cidade e arredores.

Essa chapada é formada pelo conjunto das serras das Broas, do Moleque e do Abanador, sendo um passeio muito indicado para os amantes de aventura e natureza.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U