Conheça Cuenca: a encantadora cidade colonial do Equador

Cuenca é uma cidade apaixonante! Com inúmeros prédios históricos super charmosos, conhecer Cuenca é como fazer uma viagem à época colonial.

Ela foi fundada em 1557 e é a capital da província de Azuay ao sul do Equador, entre a Cordilheira dos Andes.

A cidade foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco devido a sua importância histórica e cultural para o país.

As fachadas coloridas com os casarões coloniais, as ruas de pedra super charmosas e as belas igrejas fazem de Cuenca um dos destinos mais especiais do Equador.

Como Chegar

A cidade de Cuenca fica no sul do país, em direção ao Peru. Por isso muitos mochileiros que estão indo em direção ao Peru, acabam passando por Cuenca e se apaixonando também pela cidade.

Para chegar em Cuenca você pode pegar um ônibus que sai da rodoviária de Quito, num trajeto que dura cerca de 9 horas na estrada.

Uma dica para economizar uma diária, é pegar ônibus que faz o trajeto pela noite. A parte ruim é que você perderá as belas paisagens do caminho.

Também há a opção de pegar um ônibus saindo de Guayalli, num trajeto que dura 5 horas e a passagem custa cerca de 10 dólares.

O que fazer em Cuenca

#1 Caminhar pelo Centro Histórico de Cuenca

Foto via

O centro histórico de Cuenca é o grande destaque da cidade, e é esse um dos principais motivos que tornam Cuenca tão desejada.

Suas ruelas estreitas com os imponentes e coloridos casarões coloniais merecem que você caminhe por lá sem pressa, admirando a arquitetura da cidade.

Se você é fã de turismo religioso, você se apaixonará pela cidade. Só no centro histórico são mais de 50 igrejas, que dizem ser uma para cada domingo do ano.

No centro, você não pode deixar de conhecer o edifício Clínica Bolívar, o Palácio da Justiça e a Alcadía.

Por lá também você terá a chance de caminhar pelas margens do rio Tomebamba, que delimita o centro histórico da parte nova de Cuenca.

Perto das principais catedrais de Cuenca fica também a Praça das Flores, que se consagrou como sendo um dos mercados de flores a céu aberto mais famosos do mundo.

#2 Admirar a vista do Mirador de Turi

Esse é o lugar que você deve ir, se quiser ter uma vista privilegiada da cidade de Cuenca.

Do alto do mirante você consegue ter uma vista panorâmica das ruelas e principais construções da cidade, sendo um local excelente também para admirar o pôr do sol.

Foto via

No anoitecer, é também um dos lugares mais bonitos da cidade para um jantar a dois, com o visual iluminado das ruas de Cuenca.

Além do mirante, lá em cima há vários restaurantes, uma igreja e um parque de aventuras ideal para crianças.

#3 Caminhar pelo Abdon Calderon Park

Foto via

Localizado no centro de Cuenca, esse é um dos lugares mais especiais da cidade.

Ele é motivo de muito orgulho em Cuenca e é com certeza um lugar imperdível quando você estiver por lá.

Além de árvores históricas e memorial, o parque tem fontes, um gazebo, belos jardins e banquinhos para sentar e curtir a natureza bem no meio da cidade.

É lá também que ficam as duas catedrais da cidade: a Iglesia del Sagrario (antiga) e a Catedral de la Inmaculada Concepción (nova).


Catedral de la Inmaculada Concepción (Foto via)

Não deixe de visitar essas duas catedrais e se puder faça a visita ao terraço da Catedral de la Inmaculada Concepción, de onde se pode ter uma bela vista da cidade.

#4 Curtir a natureza no Parque Nacional de Cajas

Localizado a aproximadamente 30 km de Cuenca, o Parque Nacional de Cajas é um passeio imperdível para fazer em Cuenca.

Ele é ideal para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e belas paisagens.

No parque você poderá aproveitar belas trilhas e caminhadas em meio áreas verdes e belos lagos. São mais de 15 trilhas mapeadas no parque.

Por lá há trilhas de todos os tipos, indo desde 40 minutos de caminhada leve até a algumas que é preciso acampar no parque para completar o percurso.

O parque tem 280 km quadrados de extensão e algumas áreas lá dentro chegam aos 4 mil metros de altitude, então é bom deixar esse passeio para quando você já estiver acostumado com a altitude.

Mas sem dúvida, se você gosta de ecoturismo, essa é uma atração que precisa entrar na seu roteiro em Cuenca.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U