Delta do Parnaíba: como chegar, o que fazer, onde se hospedar e mais

O Delta do Parnaíba é o destino que não pode faltar no seu roteiro pelo nordeste brasileiro, ainda mais se você é fã de ecoturismo.

O Delta fica entre os estados do Maranhão e Piauí e ele é o berço de belíssimas paisagens que são verdadeiros refúgios na natureza.

A principal cidade base para conhecer o delta é a cidade de Parnaíba no Piauí, e geralmente esse destino entra no combo da Rota das Emoções.

O delta do rio Parnaíba é formado por cerca de 80 ilhas, sendo o 3º maior delta do mundo. Então para você ama estar em contato com a natureza e quer ir ainda mais fundo no nosso Brasil, preparamos esse post com informações para te ajudar a planejar a sua viagem ao Delta do Parnaíba.

Confira também nosso post com dicas imperdíveis para a sua primeira vez no Delta do Parnaíba.

Como Chegar

O Delta do Parnaíba é situado no município de Parnaíba no Piauí, e esse é o ponto de partida para os passeios até o delta.

No município há um aeroporto, mas a opção mais viável é pegar um voo até Teresina, capital do estado, e de lá seguir para Parnaíba.

A cidade fica a 330 km de Teresina e para fazer o trajeto você pode alugar um carro, pegar um ônibus ou alguma das opções de transfer que saem de Teresina.

Para quem está vindo dos Lençóis Maranhenses, fazendo a Rota das Emoções, há ótimas opções de transfer saindo de barreirinhas até Parnaíba.

A Rota Combo é a empresa que recomendamos. Ela faz o transfer regularmente e com excelentes preços dentro da Rota das Emoções (Barreirinhas-Parnaíba-Jericoacoara).

A empresa faz transfers compartilhados e privativos, dependendo da sua preferência.

Há também a opção de vir de ônibus saindo de Barreirinhas. Anota essa dica: há um ônibus operado pela empresa Cisne Branco que faz o trecho Barreirinhas-Tutóia todos os dias às 11 e às 19h. Pegue o ônibus das 11h até Tutóia, e de lá às 15h sai o ônibus em direção à Parnaíba, chegando no fim da tarde.

É um trajeto mais cansativo, mas vale à pena se você quiser economizar uma grana.

Onde se Hospedar

A nossa recomendação de hospedagem em Parnaíba é a Pousada Vila Parnaíba e a Pousada Vila do Carmo.

Pousada Vila Parnaíba

Pousada Vila Parnaíba (Foto por Cam Roda)

A pousada Vila Parnaíba é aquele lugar charmoso de decoração impecável e super regional, bem localizada no centro de Parnaíba. 

A pousada é uma graça, e possui aquele espaço pensado nos mínimos detalhes, das paredes ao café da manhã.

Os quartos são super bem decorados, a piscina é maravilhosa e o café da manhã é uma delícia. 

Além disso, a Pousada é abastecida 100% por energia solar e seu espaço traz bastante conexão com a  natureza.

Pousada Vila do Carmo

A Pousada Vila do Carmo também possui uma boa localização pertinho de drogaria e supermercado no centro de Parnaíba.

Os quartos são práticos e confortáveis, ideais para quem quer uma opção de hospedagem mais econômica. O café da manhã é variado e bem servido.

Quarto na Pousada Vila do Carmo (Foto por Cam Roda)

O que fazer

Há diversas opções de passeios em Parnaíba, que vão desde turismo de experiência, até opções as mais básicas de contato com a natureza.

A agência que nós recomendamos em Parnaíba é a Ecoadventure Tour em Parnaíba que tem diversas opções de passeios e tours que agradam todos os gostos.

Nós fizemos o passeio Delta Revoada dos Guarás e foi muito especial. Fomos guiados por um anfitrião local que nos levou de lancha pelo rio Parnaíba até perto da foz.

O tour inclui parada em uma praia perto do mar, com água excelente para banho e dunas que completam o visual incrível do delta.

Dunas no Delta do Parnaíba (Foto por Nay Pereira)

Depois de lá, perto do horário do pôr do sol, é a hora de ver o show dos lindos pássaros guarás.

Revoada dos Guarás (Foto por Cam Roda)

A lancha para em um determinado ponto para que haja observação dos guarás, que são pássaros de vermelho intenso, que voam todos os dias até uma pequena ilha para passar a noite, juntamente com biguás e garças.

Revoada dos Guarás (Foto por Cam Roda)

Ninguém sabe por que os pássaros escolheram aquela ilha, mas os pássaros vem de de diferentes ilhas, até distantes, e se empoleiram todos nessa ilhota do delta.

A revoada é um verdadeiro show, e é um passeio imperdível no Delta do Parnaíba.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.