Ecoturismo e Turismo Rural em Gramado e Canela: Dicas de o que fazer!

Se engana quem pensa que Gramado e Canela só atende o turismo de cidade. O ecoturismo e o turismo rural tem despertado a curiosidade e ganhado cada vez mais espaço no turismo dessas duas cidades.

Afinal, ambas ficam localizadas na Serra Gaúcha (RS), uma das regiões mais lindas do Brasil, seria difícil não haver atrações em meio à natureza por lá.

Porém, a maioria das pessoas não sabe que existe esse outro lado em Gramado e Canela, por isso, resolvemos reunir mais informações para você que ama estar em contato com a natureza, ou que quer fazer uma rota de turismo de experiência e mais alternativo na região de Canela e Gramado.

Esses passeios incluem vivências, o conhecimento sobre a cultura local, cachoeiras, trilhas, vinícolas e muito mais. Vamos lá?!

 

Como Chegar em Gramado e Canela

Para quem não mora no Rio Grande do Sul, as combinações mais comuns de meios de transporte para chegar em Gramado e Canela são: avião+carro ou avião+ônibus. Porém, é bem possível fazer a viagem toda de carro, principalmente se você está vindo de outro lugar na região sul.

O aeroporto de Caxias do Sul é que o que fica mais próximo de Gramado, porém o que possui mais infraestrutura e opções de vôos é o Aeroporto de Porto Alegre que fica a 120 km de Gramado e a 127 km de Canela.

De Porto Alegre há 3 opções: carro, ônibus, transfer ou uber. A boa notícia é que as estradas são boas e a viagem é bem confortável independente do meio de transporte que você escolher.

A rodoviária de Gramado fica no centro da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. As cidades também contam com serviço de uber para circular entre as atrações.

 

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos lugares mais impressionantes do Brasil. Com suas imponentes montanhas, Cânions e vegetação exuberante, é bem difícil não se apaixonar pela paisagem.

A região é dividida em 3 partes que refletem tanto a geografia, quanto uma herança cultural diferente: Campos de Cima da Serra (herança gaúcha), Região das Hortências – onde está Gramado e Canela (herança cultural alemã) e região da Serra (italiana).

 

Ecoturismo em Canela e Gramado: O que fazer

A região por si só tem uma natureza impressionante, e tem alguns lugares incríveis que por incrível que pareça, acaba não entrando na maioria dos roteiros.

Uma agência que recomendamos em Gramado para fazer tours rurais ou ecoturismo é a Gramado Online. A empresa trabalha com turismo receptivo em Gramado e Canela e oferece diversas opções de tours e passeios na região.

O grande diferencial é que a Gramado Online trabalha com turismo de experiência, fazendo com que os visitantes aprendam e se sintam parte da cultura, natureza e história de região.

A agência trabalha com tours particulares, privativos e regulares, sendo que nos tours particulares é possível ajustar e adaptar o roteiro de acordo com as suas preferências e interesses.

Na Gramado Online eles se preocupam bastante em sempre explicar a geografia, a história do lugar e relacionar com a cultura e atualidades, para que você tenha uma experiência enriquecedora.

Aqui vão algumas dicas do que fazer para curtir a natureza de Gramado e Canela.

 

#1 Vinícola Jolimont

A Jolimont foi estabelecida na região em 1948 e é uma das pioneiras no estado na produção  de vinhos finos e artesanais.

Vinícola da Jolimont. Foto por Cam Roda.

A vinícola é aberta para a visitação e possui 27 hectares cultivados com uvas especiais numa região igualmente única. Estando em em uma área privilegiada em meio a um visual impressionante, entre montes e vegetação exuberantes, a visita a vinícola te dá a oportunidade de contemplar a paisagem e ainda aprender sobre a produção dos vinhos.

Paisagem incrível da Vinícola Jolimont. Foto por Cam Roda.

O tour pela vinícola é bem interessante. Primeiro, você caminha pelas plantações aprendendo sobre essa parte da produção, sobre o solo, condições ambientais e etc. Depois é hora de fazer um tour em realidade virtual, onde você verá todos os passos do plantio até o engarrafamento. Após isso, é hora degustação!

Vinhos Jolimont. Foto por Cam Roda.

 

Degustação na Vinícola Jolimont. Foto por Nay Pereira.

#2 Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico

Já imaginou visitar um alambique de produção de cachaça artesanal em meio a uma reserva com direito a trilhas e cachoeiras?! Em Canela isso é possível.

Degustação de cachaças artesanais no Alambique Flor do Vale. Foto por Cam Roda.

 

Alambique Flor do Vale. Foto por Cam Roda.

O Alambique e Parque Ecológico Flor do Vale fica localizado numa área incrível repleta de Mata Atlântica e belezas naturais.

Por lá, além de conhecer o processo de produção de cachaça artesanal, você poderá conhecer um mirante com uma vista maravilhosa da Cachoeira Ronco Bugio e trilhas que te levam a cachoeira do Sossego e Cachoeira Mata o Véio.

Cachoeira no Alambique Flor do Vale. Foto por Cam Roda.

 

#3 Ecoparque Sperry

Ecoparque Sperry. Foto via

Um sítio que foi transformado em parque ecológico, o Ecoparque Sperry não pode faltar no seu roteiro de natureza pela região de Gramado e Canela.

Localizado a oito quilômetros do centro de Gramado e a dez quilômetros do centro de Canela, o Eco Parque Sperry possui 20 hectares em meio à Mata Atlântica.

Ao caminhar pelas trilhas do parque você poderá encontrar mamíferos e diversas espécies de aves, além da vegetação exuberante.

O parque também oferece mirantes, cascatas e cachoeiras incríveis, de tirar o fôlego.

 

#4 Cânion Itaimbezinho

Cânion do Itaimbezinho. Foto: TripAdvisor.

Esse é o mais famoso cânion de Cambará do Sul, fazendo parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra, a cerca de  117 km de Gramado (2 horas de carro).

No Itaimbezinho podem ser feitas 3 trilhas: 2 na parte alta, em Cambará do Sul, e outra na parte baixa, no interior do cânion, entrando pelo município de Praia Grande.

Se você gosta de trilhas e montanhismo, esse passeio não pode faltar para você! 

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.