El Salvador: Dicas úteis para a sua primeira vez no país!

El Salvador, o menor país da América Central, é daquele tipo de lugar surpreendente que reserva grandes belezas naturais, muita história e rica gastronomia.

Apesar de pequenininho, El Salvador agrada até aos viajantes mais exigentes, além de ser super diversificado e repleto de atrações.

Com um litoral de cerca de 300 km de extensão e mais de 700 vulcões, as belezas de El Salvador são espalhadas ao longo de seu território.

Porém, o país ainda fica de fora de muito roteiros de viagem de brasileiros e não há tanta informação sobre o país dando sopa por aí.

Por isso reunimos aqui algumas dicas sobre El Salvador, que são muito úteis principalmente se você está planejando a sua primeira viagem ao país.

Veja aqui alguns motivos mais que suficientes para conhecer El Salvador.

#1 Por onde explorar

Foto via

A base para começar a conhecer El Salvador é pela capital, San Salvador. e é para lá também que vão os voos saindo do Brasil (não há voos diretos a El Salvador)

Um bom lugar para se hospedar por lá é próximo a área do Metrocentro. Essa área é considerada segura, além de tem várias opções de acomodação, restaurantes, supermercados e acesso às linhas de transporte público.

É de San Salvador que saem também os ônibus para todas as partes do país, ideal para fazer os passeios bate-volta a partir da capital.

#2 A moeda oficial

A moeda oficial de El Salvador é  dólar americano. Essa informação pode até assustar um pouco, mas apesar do câmbio não favorecer na hora de trocar nossos reais, as coisas são bem baratas por lá.

Por exemplo, é bem possível encontrar hospedagem em hostel por cerca de 10 dólares a noite, e um prato em um restaurante local fica em torno de 5 dólares.

Por isso dizem que El Savador é um país amigo dos mochileiros, já que fica acessível viajar pelo país mesmo sendo em dólares.

#3 El Salvador é seguro (mas não abra mão da cautela)

El Salvador antigamente tinha fama de ser um país perigoso, e por isso até hoje ele acaba ficando de fora de roteiros pela América Central.

A questão é que El Salvador é como qualquer outro país latino, onde é necessário ter cautela ao viajar.

É importante saber que a violência não é generalizada, e assim como no Brasil, a violência se concentra em algumas áreas da cidade, então tendo cuidado e evitando essas áreas você ficará seguro.

Independente da cidade que estiver, é uma boa se informar com moradores locais e pegar o bizu dos locais que devem ser evitados.

Se mesmo assim você estiver hesitante, há a opção também de contratar guias de viagem ou agências de turismo que não custam caro no país.

É uma forma de ficar mais seguro e não se preocupar tanto em relação a isso.

#4 Quando ir

A temperatura não varia muito ao longo do ano, e há basicamente somente verão e inverno, que é a estação mais chuvosa.

Porém, mesmo no verão (janeiro a abril), é importante ter uma um casaco de frio com você, por que é nesse período que o inverno está com tudo no hemisfério norte.

Acaba que, principalmente a região próximas a San Salvador, são afetadas pelas frente frias vindo dos do hemisfério norte.

#5 El Salvador é a Terra dos Vulcões

Inacreditavelmente, em um país tão pequeno há cerca de 700 vulcões e alguns deles ativos.

Em El Salvador é possível ter acesso a essas paisagens naturais impressionantes que estão espalhadas por todo o país.

Um passeio imperdível para fazer em El Salvador é a visita ao Parque Nacional Cerro Verde, uma área protegida onde se encontram os vulcões Izalco e Santa Ana, além da Lagoa Coatepeque.

Foto via

No parque são organizadas caminhadas guiadas gratuitas aos vulcões todos os dias às 11h. O ponto de encontro é na entrada do parque, onde os guias estão esperando para levar os visitantes até o cume dos vulcões.

Na Lagoa Coatepeque existem também alguns restaurantes, onde é possível fechar o passeio pelo parque com chave de ouro!

Foto via

#5 Conheça a cidade de Santa Ana

Além dos vulcões e praias, é claro, se tiver a oportunidade conheça a cidade de Santa Ana.

A cidade é encantadora e vai te encher os olhos, principalmente se você for fã de turismo histórico.

Em Santa Ana há belos casarões coloniais e prédios históricos que vão contando a história de El Salvador através de sua arquitetura.

Além disso, se você ama café, tem um motivo ainda maior para conhecer Santa Ana, já que lá está o maior moinho de café do mundo.

Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U