Guarapari (ES): Dicas de o que fazer e melhores praias

Guarapari é a cidade de praia queridinha no Espírito Santo, e não é à toa! Basta apenas uma visita a alguma das 30 praias de Guarapari para que você não queira mais ir embora.

Ainda mais que a cidade tem um povo super pra cima, com eles não tem tempo ruim! E por isso também que muita gente se apaixona pela cidade.

Guarapari agrada das pessoas mais reservadas, aos mais festeiros, já que por lá os programas e as praias são bem versáteis, fazendo da cidade um uma ótima pedida para viagem em família.

Para quem gosta de aventura e ecoturismo, Guarapari é um prato cheio, já que a exuberante Mata Atlântica está presente por lá, em vários locais da cidade.

Então, pensando nisso resolvemos criar esse post com várias dicas do que fazer e também as melhores praias para curtir em Guarapari.

Se você quiser saber mais especificamente sobre as praias, leia esse artigo.

 

Como Chegar a Guarapari

A cidade de Guarapari fica a mais ou menos 60 km da capital, e por ser bem próxima e de fácil acesso, a cidade recebe muitos visitantes, principalmente nos feriadões e férias.

Para chegar em Guarapari você pode ir de carro, de ônibus ou van, e a viagem dura cerca de 1 hora.

De carro, o acesso é feito pela 3ª ponte, sentido Vila Velha, e depois pela Rodovia do Sol. A estrada é privatizada, sendo bem sinalizada e com vias duplicadas.

Já para quem opta por ir de ônibus, a Viação Alvorada tem o expresso aeroporto que vai de Vitória a Guarapari. São ônibus executivos, com ar condicionado, wi-fi e entrada usb para carregar o celular.

Esses ônibus partem diariamente do aeroporto de Vitória às 10h30, 13h, 16h30 e às 19h30.

Há também uma opção mais econômica, que é pegar o ônibus que sai do Antigo Terminal Dom Bosco, que saem sentido a Guarapari de hora em hora todos os dias.

 

O que fazer em Guarapari

A cidade é bem movimentada e bastante visitada, principalmente por moradores de outras cidades do Espírito Santo. Por lá existem belíssimas praias, áreas verdes, bares e restaurantes que fazem da sua experiência ainda melhor.

 

#1 Visitar a Praia das Castanheiras

Essa praia é aquela que não pode faltar no seu roteiro pela cidade. Ela fica na região central da cidade e é uma das mais visitadas em Guarapari, por ser acessível e também por ser muito bonita.

A praia possui uma ótima infraestrutura, com quiosques e restaurantes que servem comidas típicas e frutos do mar fresquinhos.

As águas são muito convidativas para banho e em maré baixa são formadas algumas piscinas naturais entre as rochas que fazem dessa praia um local super agradável para passar o dia.

E ela não tem esse nome por acaso. Na praia há várias castanheiras que trazem uma sombra delícia para um belo descanso.

Praia de Castanheiras | Via Pinterest

 

#2 Relaxar na Praia de Meaípe

A Praia de Meaípe fica a cerca de 9 km do centro de Guarapari, em uma vila de pescadores que traz a essa praia, um clima totalmente diferente.

Ela é sem dúvida uma das melhores praias da cidade, principalmente por conta de suas belezas naturais. Ela tem o mar tranquilo e areias grossas e algumas pedras que formam um belíssimo visual.

Apesar de ficar um pouco mais afastada do centro, a praia de Meaípe possui uma ótima infraestrutura, com vários quiosques e restaurantes que servem a famosa moqueca capixaba.

Essa é uma ótima praia para curtir também a noite. Aproveite!

Um dica é também caminhara até a Praia dos Padres e curtir o visual incrível. Ela fica a apenas 10 minutos da Praia de Meaípe, e saca só o visual:

Praia dos Padres | Foto via

 

#3 Praia dos Namorados

A Praia dos Namorados é uma das mais conhecidas de Guarapari, e é também uma praia que vale a pena visitar.

Os nativos denominaram essa praia em homenagem a um casal que sempre frequentava a praia no passado. 

Essa praia também possui arrecifes e diversas formações rochosas que formam piscinas naturais, sendo um local muito procurado por quem gosta de águas tranquilas.

 

#4 Conheça o Centro Histórico de Guarapari

Nem só de praias vive Guarapari! A cidade conserva vários de seus prédios históricos e patrimônios culturais interessantes que valem a pena conhecer.

Um lugar histórico imperdível para conhecer são as Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1677. Porém a igreja pegou fogo antes mesmo de ser inaugurada e hoje suas ruínas são um ponto turístico na cidade.

A antiga igreja matriz construída pelo famoso padre José de Anchieta em 1585 bem no alto de uma colina na região central da cidade, na área que deu início a cidade de Guarapari.

E ainda, se você quiser combinar uma atração histórica e uma praia, vá a Praia da Fonte, pois lá, além do visual incrível da praia, há o Poço dos Jesuítas, que também vale a pena conhecer.

O Poço dos Jesuítas foi construído no século XVI, num formato de cúpula com pedras sobrepostas, e é o único poço dessa época que ainda resta na cidade. Ele também é conhecido como Poço da Fonte.

Outro ponto histórico emblemático para conhecer em Guarapari é o Radium Hotel, que foi um dos hotéis cassinos mais luxuosos do Brasil. Depois de ter entrado em decadência, em 1964, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e vale a pena conferir.

Radium Hotel | Foto via

#5 Fazer uma trilha no Parque Natural Morro da Pescaria

Se você ama trilhas em meio a natureza, vale muito a pena visitar o Parque Natural Morro da Pescaria que fica em uma península com 73 hectares de Mata Atlântica. 

A trilha tem aproximadamente 1 km em meio a vistas deslumbrantes na Mata Atlântica. E no fim você poderá curtir a bela Praia do Ermitão, que possui piscinas naturais dependendo no nível em que a maré estiver. 

O Parque Natural Morro da Pescaria fica no final da Praia do Morro, na Avenida Beira Mar, uma das principais em Guarapari.

Vista da Praia do Ermitão

 

#6 Se divertir no Parque Aquático Acquamania

Se você é daqueles que ama uma bela piscina e tobogãs, esse passeio é imperdível! O Acquamania é o maior parque aquático do Espírito Santo, e ele fica em Guarapari.

Ele tem mais de 50 atrações para todas as idades, e o ingresso pode ser comprado pelo site do parque.

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.