Já imaginou um país que fica cada vez mais seguro (enquanto os outros pioram) a ponto de muitas prisões estarem em desuso? Esse país existe.
A criminalidade diminui cada vez mais na Holanda, e a tendência é só melhorar, pois há, no país, vários programas de ressocialização de ex-detentos, devido a isso a o governo holandês busca novas formas de usar seus presídios. O país até cedeu algumas celas ociosas para detentos da Bélgica e Noruega.
Cada vez mais, o número de imigrantes aumenta no países europeus e vários presídios holandeses estão sendo usados como abrigo para pessoas que buscam asilo no país. No ano de 2015, foram mais de 60 mil imigrantes (muitos vindos da Síria) que entraram na Holanda!
As 12 antigas cadeias que estavam em desuso foram transformadas em abrigo para os refugiados. Algumas delas estão irreconhecíveis, não parecem ter abrigado criminosos no passado, a não ser pelas portas reforçadas das celas e pelas janelas fortemente gradeadas.
As prisões das cidades holandesas de Haarlem e Arhem são vistos como monumentos nacionais e não podem ser reformados, só para se ter uma noção da infraestrutura incrível dessas prisões. Elas possuem telhados em domo e galerias circulares enormes com as celas em volta.
Em muitas das prisões onde estão os refugiados, existem academias de ginástica e boas cozinhas.Apesar de os refugiados estarem em celas, eles se sentem felizes em estarem seguros e com mantimentos.
Muitos deles estão em adaptação à vida na Holanda, e recebem auxílio pelos administradores dos presídios na questão referente ao longo processo de concessão de asilo no país. Para alguns refugiados essa adaptação vai desde aprender a andar de bicicleta pelo pátio do presídio até ao aprendizado do idioma, para que logo que estejam totalmente legalizados dentro do país, eles possam exercer suas profissões.
Com certeza este é um ótimo exemplo para os outros países, o Brasil podia se espelhar um pouco na Holanda, não é mesmo?! A começar pela reinserção de ex-detentos na sociedade. Já seria um ótimo começo!
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U