A Ilha do Marajó é aquele lugar bucólico onde você tem a sensação que o tempo passa mais devagar.
A Ilha do Marajó fica no estado do Pará, na área de foz do rio Amazonas. É a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo, com mais de 40 mil quilômetros quadrados.
A ilha também o maior rebanho de búfalos do Brasil, e por lá você vai encontrar muitos desses animais andando livremente pelas propriedades e às vezes até nas ruas.
A ilha tem ficado cada vez mais famosa por suas belezas, cultura e clima típico de vilas de pescadores.
Pensando nisso trouxemos mais informações sobre como chegar, onde se hospedar e o que fazer para te ajudar a planejar a sua viagem Ilha de Marajó.
Como Chegar
Para chegar a Ilha de Marajó o seu ponto de partida é a capital paraense, Belém, e de lá você tem algumas opções para como chegar lá.
Saindo de Belém é possível pegar uma lancha rápida, um balsa ou navio para a Ilha de Salvaterra, que é uma das principais bases para conhecer a Ilha de Marajó.
São dois os pontos de partida em Belém: o Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto e no Porto de Icoaraci.
Partindo dos dois pontos há pelo menos 2 horários, sendo um pela manhã e outro a tarde. Isso tanto para ir quanto para retornar.
É bem tranquilo comprar os tickets lá no porto mesmo, mas chegue com pelo menos 1 hora de antecedência. Os preços variam de 20 a 50 reais dependendo do tipo de embarcação que você escolher.
A viagem dura de 1 hora e meia a 3 horas, dependendo da embarcação.
Além disso, é possível transportar veículos nos ferrys, e para isso é recomendado comprar com antecedência.
O ponto de parada na Ilha de Salvaterra é o Porto Camará, e de lá é necessário pegar uma van que leva até o vilarejo ou até a sua Pousada combinando com o motorista.
Quando você chegar lá, haverão vans aguardando e não é preciso combinar com antecedência, a não ser que você esteja em um grupo grande de pessoas e queira garantir os lugares.
Onde se Hospedar
Na Ilha de Salvaterra a nossa recomendação de hospedagem é a Pousada dos Guarás que tem uma localização privilegiada em Salvaterra.
A Pousada fica dentro de uma reserva florestal e possui 50 apartamentos distribuídos em chalés super aconchegantes.
Bem na frente da pousada fica uma praia linda e deserta, banhados por uma água com temperaturas agradáveis e ondas que garantem a diversão.
Na área da pousada há também uma piscina super convidativa e o restaurante que serve café da manhã (incluído na diária), almoço e jantar.
Há também um espaço de SPA dedicado a cuidados corporais e tratamentos corporais.
A Pousada dos Guarás fica também a cerca de 15 minutos de caminhada (caminhada pela praia) do vilarejo de Salvaterra.
O que fazer
O sentimento que tivemos em Marajó foi de que lá é um lugar para relaxar e curtir as praias agradáveis e o pacato vilarejo, então não se preocupe em preencher os seus dias com muitas atrações e atividades.
A Ilha de Marajó é aquele lugar que você vai curtir as praias que são praticamente desertas, tomar água de côco e saborear refeições incríveis curtindo a atmosfera do local.
Quando a maré está baixa, a partir das 11 horas da manhã, mais ou menos, as praias ficam ideais para nadar, pois elas são rasinhas, tem uma temperatura super agradável e o melhor: forma boas ondas, mas a água é doce!
Os búfalos também são parte das atrações de Marajó e muita gente gosta de passear com eles. Na Pousada dos Guarás é possível contratar o passeio.
Não deixe de caminhar também pelo vilarejo e conhecer o simpático povo de Marajó que sempre te recebe com um sorriso no rosto.
Onde Comer
Na Vila de Salvaterra há alguns restaurantes bem caseiros e aconchegantes, e um dos que mais gostamos foi o “Restaurante Lá em Casa”. Ele é um restaurante que fica na rua principal e tem algumas mesinhas na calçada.
Lá eles servem refeições super gostosas para duas pessoas e com um excelente preço, apenas R$22 (para 2 pessoas em setembro de 2019).
Eles também funcionam para o jantar e servem churrasquinhos à noite.
Bem na frente do restaurante Lá em Casa fica uma loja que você pode comprar um excelente açaí para comer com tapioca e saborear ainda mais o gostinho do Pará.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U