Ilha de Marajó: praias, como chegar, onde se hospedar e mais

A Ilha do Marajó é aquele lugar bucólico onde você tem a sensação que o tempo passa mais devagar.

A Ilha do Marajó fica no estado do Pará, na área de foz do rio Amazonas. É a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo, com mais de 40 mil quilômetros quadrados.

A ilha também o maior rebanho de búfalos do Brasil, e por lá você vai encontrar muitos desses animais andando livremente pelas propriedades e às vezes até nas ruas.

A ilha tem ficado cada vez mais famosa por suas belezas, cultura e clima típico de vilas de pescadores.

Pensando nisso trouxemos mais informações sobre como chegar, onde se hospedar e o que fazer para te ajudar a planejar a sua viagem Ilha de Marajó.

Como Chegar

Para chegar a Ilha de Marajó o seu ponto de partida é a capital paraense, Belém, e de lá você tem algumas opções para como chegar lá.

Saindo de Belém é possível pegar uma lancha rápida, um balsa ou navio para a Ilha de Salvaterra, que é uma das principais bases para conhecer a Ilha de Marajó.

São dois os pontos de partida em Belém: o Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto e no Porto de Icoaraci.

Partindo dos dois pontos há pelo menos 2 horários, sendo um pela manhã e outro a tarde. Isso tanto para ir quanto para retornar.

É bem tranquilo comprar os tickets lá no porto mesmo, mas chegue com pelo menos 1 hora de antecedência. Os preços variam de 20 a 50 reais dependendo do tipo de embarcação que você escolher. 

A viagem dura de 1 hora e meia a 3 horas, dependendo da embarcação.

Além disso, é possível transportar veículos nos ferrys, e para isso é recomendado comprar com antecedência.

O ponto de parada na Ilha de Salvaterra é o Porto Camará, e de lá é necessário pegar uma van que leva até o vilarejo ou até a sua Pousada combinando com o motorista.

Quando você chegar lá, haverão vans aguardando e não é preciso combinar com antecedência, a não ser que você esteja em um grupo grande de pessoas e queira garantir os lugares.

Onde se Hospedar

Na Ilha de Salvaterra a nossa recomendação de hospedagem é a Pousada dos Guarás que tem uma localização privilegiada em Salvaterra.

A Pousada fica dentro de uma reserva florestal e possui 50 apartamentos distribuídos em chalés super aconchegantes.

Chalés da Pousada dos Guarás (Foto por Cam Roda)

Bem na frente da pousada fica uma praia linda e deserta, banhados por uma água com temperaturas agradáveis e ondas que garantem a diversão.

Área comum na frente da praia (Foto por Cam Roda)

Na área da pousada há também uma piscina super convidativa e o restaurante que serve café da manhã (incluído na diária), almoço e jantar.

Há também um espaço de SPA dedicado a cuidados corporais e tratamentos corporais.

A Pousada dos Guarás fica também a cerca de 15 minutos de caminhada (caminhada pela praia) do vilarejo de Salvaterra.

O que fazer

O sentimento que tivemos em Marajó foi de que lá é um lugar para relaxar e curtir as praias agradáveis e o pacato vilarejo, então não se preocupe em preencher os seus dias com muitas atrações e atividades.

A Ilha de Marajó é aquele lugar que você vai curtir as praias que são praticamente desertas, tomar água de côco e saborear refeições incríveis curtindo a atmosfera do local.

Praia Grande em Salvaterra (Foto por Nayandra Pereira)

Quando a maré está baixa, a partir das 11 horas da manhã, mais ou menos, as praias ficam ideais para nadar, pois elas são rasinhas, tem uma temperatura super agradável e o melhor: forma boas ondas, mas a água é doce!

Os búfalos também são parte das atrações de Marajó e muita gente gosta de passear com eles. Na Pousada dos Guarás é possível contratar o passeio.

Búfalo na Pousada dos Guarás (Foto por Cam Roda)

Não deixe de caminhar também pelo vilarejo e conhecer o simpático povo de Marajó que sempre te recebe com um sorriso no rosto.

Onde Comer

Na Vila de Salvaterra há alguns restaurantes bem caseiros e aconchegantes, e um dos que mais gostamos foi o “Restaurante Lá em Casa”. Ele é um restaurante que fica na rua principal e tem algumas mesinhas na calçada.

Lá eles servem refeições super gostosas para duas pessoas e com um excelente preço, apenas R$22 (para 2 pessoas em setembro de 2019).

Eles também funcionam para o jantar e servem churrasquinhos à noite.

Bem na frente do restaurante Lá em Casa fica uma loja que você pode comprar um excelente açaí para comer com tapioca e saborear ainda mais o gostinho do Pará.

Restaurante Lá em Casa (Foto por Cam Roda)

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.