A impressionante e histórica Serra da Capivara no Piauí

Conhecer a Serra da Capivara é fazer um viagem no tempo! O lugar possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 600 sítios arqueológicos e mais de 35 mil pinturas rupestres de até 12 mil anos.

Dentre os mais de 600 sítios da Serra, 170 são abertos a visitação. Esse sítios guardam marcas da ocupação humana, que segundo estudos podem ser de até 100 mil anos atrás. Devido a essa grande importância histórica e arqueológica, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Serra da Capivara. Foto via

Belezas Naturais

Na Serra da Capivara é possível admirar grandiosidades diversificadas do relevo, como chapadas, planícies e cânions. Entre os arbustos, as árvores se mostram, sendo que a vegetação predominante é composta de espécies espinhosas como cactos e bromélias.

O Parque Nacional Serra da Capivara é localizado nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Há também espécies que só ocorrem lá, como o mocó, o besourinho-de-cauda-larga e a lagartixa-da-serra. No parque você também verá preás, iguanas, águias-chilenas e belíssimas araras vermelhas!

É necessário que você esteja acompanhado de um guia especializado, não é permitida a presença de visitantes sem guia. Os guias além de te levarem pelas melhores trilhas, conhecem muito a história do local e te ensinam bastante!

O Parque possui trilhas sinalizadas que levam as grutas com as pinturas rupestres, que retratam animais, cenas da pré-história, com rituais, danças e caça. É impressionante que mesmo depois de milhares de anos, essas pinturas estão tão bem conservadas e podem nos mostrar tanto da vida pré-histórica!

Detalhe de desenhos na Toca da Entrada do Pajaú. Foto: Tiago Queiroz/AE
Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Foto via

Museu do Homem Americano

Para mergulhar mais fundo na história e na importância do Parque Nacional da Serra da Capivara, conheça o Museu do Homem Americano. Ele conta com uma exposição permanente que mostra como foi a opção do homem nas Américas, baseadas nas descobertas no próprio parque. No museu há peças como crânios, pedras lascadas e vários objetos usados pelos homens pré-históricos que te deixarão cada vez mais curioso com a história da Serra da Capivara.

Museu do Homem Americano. Foto via

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello: