Japaratinga (AL): O que fazer, onde se hospedar, como chegar, etc

Japaratinga é lugar de muitas praias paradisíacas e super reservadas, e é considerada dona de um dos trechos mais lindos do litoral alagoano.

Se você é do tipo de pessoa que ama estar em contato com a natureza, mergulho, caminhadas despretensiosas pela praia e um bom dia de sol, Japaratinga é uma cidade que precisa entrar em seu roteiro pelo nordeste.

A cidade fica bem próxima a famosa Maragogi, já bastante conhecida por suas belas praias, mas a notícia boa é que em Japaratinga as praias são ainda mais desertas, igualmente lindas e bem mais baratas.

Por isso fizemos um guia para a cidade, te ensinando a chegar lá, quais são as melhores praias e onde se hospedar.

Como Chegar em Japaratinga

Japaratinga fica a 112 km de Maceió, e para chegar lá é necessário pegar a AL-101 Norte até Japaratinga.

A outra opção é seguir pela AL-101 Norte até São Luís do Quitunde e de lá seguir pela Rota Ecológica (AL-436) passando por várias cidades incríveis como Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Em Porto de Pedras pega-se uma balsa na margem do rio Manguaba, de outro lado da margem fica Japaratinga.

Já para quem vem de Recife, a distância é de cerca de 143 km. De Recife é só seguir pela BR-101 e pela PE-060 até São José da Coroa Grande, que fica na divisa com Alagoas. Depois daí é só seguir pela AL-101 Norte.

Geralmente as pessoas escolhem ir de carro para ter mais liberdade entre uma praia e outra, mas se orçamento estiver apertado, ir de ônibus vale a pena!

Para quem opta por ir de ônibus para Japaratinga, a Empresa Real Alagoas faz o trajeto Recife/Maceió indo pelo litoral, então é possível chegar em Japaratinga por ambas as cidades e o trajeto dura em média 2 horas e meia.

Porém, fique ligado, pois a rota acontece apenas nas quartas-feiras saindo de Recife às 20h.

Onde Se Hospedar em Japaratinga

A nossa recomendação de hospedagem em Japaratinga é a Pousada Porto Manguaba que é uma pousada simplesmente incrível.

A Pousada Porto Manguaba fica há poucos minutos da belíssima Praia do Boqueirão e fica à beira do rio Manguaba, com deck que dá uma vista maravilhosa para o pôr do sol no rio.

Piscina da Pousada Porto Manguaba (Foto por Cam Roda)
Piscina com vista para o rio (Foto por Cam Roda)

Ela fica inserida em um lugar com muito verde, e por lá você não vai sentir vontade de ir embora.

A pousada possui suítes espaçosas com varanda, dispõe de restaurante, bar, área para jogos, redes e sala de TV.

Redário e área de TV da Pousada Porto Manguaba (Cam Roda)

Os quartos são equipados com cama king size, frigobar em estilo retrô, mesa com cadeiras, ar condicionado split e TV LED.

Quarto na Pousada Porto Manguaba (Foto por Cam Roda)

Além disso, a pousada dispõe de apenas 8 suítes, que tornam os dias por lá muito agradáveis e reservados.

O Staff da pousada também é algo que faz muita diferença. Todos os funcionários são sensacionais.

O que fazer em Japaratinga

A cidade de Japaratinga possui 5 praias maravilhosas em seu litoral, com águas tranquilas e cristalinas. Todas são lindas, porém algumas são passagens obrigatórias.

#1 Praia do Boqueirão

Praia de Boqueirão (Foto por Cam Roda)

A Praia do Boqueirão é a praia que fica a 3 minutos da Pousada Porto Manguaba. Suas areias são clarinhas e o mar é cristalino.

Na maré baixa é possível andar centenas de metros em direção ao horizonte e o visual é simplesmente espetacular. Já na maré alta o mar é um pouco agitado.

A praia é rodeado por um belo coqueiral que completa o belo visual da praia.

#2 Praia de Japaratinga

Foto via

Praia central da cidade, a praia de Japaratinga é ideal para quem quer curtir um belíssimo visual, sem abrir mão da infraestrutura.

Com o mar calmo azul-esverdeado e falésias coloridas de 20 metros de altura, a praia de Japaratinga é com certeza uma praia que precisa entrar no seu roteiro.

#3 Piscinas Naturais de Japaratinga

Piscinas Naturais em Japaratinga (Foto via)

Visitando Japaratinga não deixe de fazer o passeio até às piscinas naturais. Elas são menos populares que as de Maragogi, mas não deixam em nada a desejar.

Por isso, quando estiver por lá, contate alguma agência ou peça recomendação da sua pousada para contratar o passeio.

#4 Conhecer as praias vizinhas

Japaratinga fica entre as famosas Maragogi (ao norte) e São Miguel dos Milagres (ao sul), então vale a pena fazer uma visita a essas praias e conferir um pouco mais das belezas de Alagoas.

Não deixe de conhecer a Praia de Antunes em Maragogi e também o passeio de catamarã às piscinas naturais.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.