Kolmanskop, a antiga cidade dos diamantes que está sendo engolida pelo deserto

Antigamente, era comum cidades serem fundadas em lugares remotos, geralmente para a exploração mineral, e quando as fontes terminavam as pessoas deixavam a cidade em busca de novas fontes. Com a cidade de Kolmanskop foi exatamente assim.

Tudo começou em meados de 1900, quando alemães fundaram a cidade na região do deserto da Namíbia (sudoeste africano) para explorar nada mais nada menos que diamantes! Na época, o negócio deu tão certo que os moradores construíram luxuosos casarões, um salão de festas, pistas de boliche, comércios, um teatro e até um hospital com a primeira máquina de raio-x do hemisfério sul. Além disso, a cidade possuía uma ótima infra-estrutura, como água encanada e rede telefônica.

A cidade possuía cerca de 700 famílias com os salários locais que eram muito bons e que tinham suas casas protegidas por grandes telas de metal ao redor dos jardins e nos cantos das casas, para manter a areia fora delas.

As areias do deserto tomam conta dos casarões abandonados.
As areias do deserto tomam conta dos casarões abandonados.

A cidade que está sendo engolida pelo deserto da Namíbia
A cidade que está sendo engolida pelo deserto da Namíbia

ASSINE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
O antigo hospital da cidade
O antigo hospital da cidade

Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial, os mineiros descobriram jazidas maiores de diamantes mais ao sul em Oranjemund, o que desencadeou o fim da cidade de Kolmanskop. Aos poucos a cidade foi ficando vazia e cada vez mais o deserto se sobressaía no local. Até que em 1954 a cidade ficou totalmente vazia. O processo de nascimento, crescimento e fim da cidade de Kolmanskop durou pouso mais de 40 anos.

A cidade foi usada também para gravar filmes como “The king is alive” em 2000 e também apareceu em algumas cenas do filme “Dust Devil” em 1993.

A placa de boas vindas à cidade de Kolmanskop.
A placa de boas vindas à cidade de Kolmanskop.

É importante que se saiba que hoje, a cidade é um local protegido e é necessária uma autorização especial do governo da Namíbia para conhecê-la em um passeio guiado, onde se aprende bastante sobre a cidade e também obre a exploração e a indústria de diamantes ao longo da história. Depois disso, os visitantes são autorizados a explorar Kolmanskop sozinhos e conhecer as ruínas da antiga cidade dos diamantes.

Deixe aqui o seu comentário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dois =