Manaus: o que fazer na cidade e arredores

Manaus é uma cidade super querida e já falamos bastante dela aqui no blog, mas a cidade tem sido cada vez mais procurada e turismo só cresce.

Há pessoas que buscam conhecer mais a área urbana e a cultura manauara e há também aqueles que fazem Manaus de ponte para conhecer a floresta amazônica e seus encantos..

Mas independentemente do seu objetivo, vale muito a pena conhecer Manaus, e por isso reunimos aqui algumas informações sobre a cidade, seus arredores e o que tem de melhor na capital do Amazonas.

Como Chegar

Nem todo mundo sabe disso, mas Manaus fica localizada acima do rio Amazonas, fazendo com que ela seja isolada pelo rio e desconectada via terrestre.

Por isso não há como ir a Manaus de carro ou ônibus vindo de outros estados do Brasil, localizados “abaixo” do Amazonas.

Mas há basicamente duas formas de chegar em Manaus: de avião, ou vindo de barco de Belém ou Santarém.

De avião, a dica para economizar é comprar passagens com antecedência vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Fortaleza, que costumam ter mais ofertas de voos e fica mais fácil encontrar promoções.

Para quem quer se aventurar de barco e mergulhar um pouco mais na cultura nortistas, é possível também pegar um barco recreio saindo de Belém ou Santarém. Mas pasmem: a viagem dura cerca de 4 dias. Por isso é preciso mais disponibilidade e disposição. 

O que fazer em Manaus e arredores

Ande pelo Centro Histórico

Manaus foi uma cidade muito importante historicamente na região norte e passou por diversos ciclos econômicos importantes e um dos que mais marcaram foi o ciclo da borracha.

Como consequência da movimentação econômica do ciclo da borracha na região, Manaus foi uma das cidades que agrupava grande parte da imigração europeia no norte, e isso resultou em alguns prédios coloniais importantes, como o Teatro Amazonas por exemplo.

O Teatro Amazonas é o símbolo máximo do período áureo do ciclo da borracha, e foi inaugurado em 1886 para sediar apresentações europeias e grandes concertos. É um prédio que você não pode deixar de entrar e se possível assistir a um espetáculo.

Foto por Cam Roda

Não deixe de conhecer também o Mercado Adolpho Lisboa que é um lugar que reúne diverso produtos regionais e tem uma beleza arquitetônica que vale a pena conferir. Não deixe de tomar o famoso guaraná (uma espécie de vitaminada com abacate, guaraná, amendoim e outros ingredientes) ou comer um jaraqui frito em um dos restaurantes do mercado.

Foto por Cam Roda
Foto por Cam Roda

E se você é fã de museus, faça uma visita ao Palacete Provincial que abriga 5 museus de diferentes estilos: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado.

Nós recomendamos que você faça o Perreché Tour com a Uika e conheça esses e outros lugares especiais do centro de Manaus de uma forma super autêntica, relacionando a história e a cultura de Manaus desde o início.

Os seguidores da Nayandra (nossa colunista aqui no Casal Nômade) tem 10% de desconto nas Vivências em grupo e nos tours em Manaus com a Uika.

Conheça uma comunidade ribeirinha e mergulhe no estilo de vida amazônico

Conhecer uma comunidade ribeirinha é a maneira mais autêntica de conhecer a Amazônia.

A Uika produz roteiros incríveis que proporcionam experiências de verdadeiro contato com a cultura amazônica.

Comunidade Tumbira (Foto por Cam Roda)

Nas vivências você terá a oportunidade de conhecer Manaus e entender como a cidade se relaciona com a floresta e depois terá a chance de conhecer uma comunidade ribeirinha e seus moradores, andar de canoa, fazer trilhas interpretativas na floresta, observar o nascer e o pôr do sol diante da imensidão da floresta amazônica, fazer oficinas de artesanato, de culinária amazônica e muito mais.

Esta vivência convida você a mergulhar no estilo de vida nortista, que vai da cidade até a floresta, te conectando com a natureza, as pessoas e consigo mesmo. A transformação vai do viajante até as comunidades.

Lembrando que os seguidores da Nayandra (nossa colunista) tem 10% de desconto nas Vivências em grupo e nos tours em Manaus com a Uika.

Vista da floresta, na comunidade Tumbia (Foto por Cam Roda)

Refresque-se em uma cachoeira em Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo é uma cidade que fica a 107 km de Manaus, e é uma visita obrigatória quando você estiver pela capital.

Ela é conhecida como a terra das cachoeiras, e o nome não é por menos, são dezenas de cachoeiras para conhecer e ficar em contato com a natureza de uma forma incrível.

Nesse artigo aqui contamos tudo e te damos um roteiro completo em Presidente Figueiredo.

Leia também nosso artigo completo com 10 pontos turísticos para conhecer em Manaus.

Tome um bom café

Quando estiver em Manaus não deixe de conhecer o Kalena Café. O Kalena é lugar especial, onde café é coisa levada a sério e o ambiente é super aconchegante.

São diversos tipos de café, bebidas e receitas exclusivas e muito (muuuuuito) gostosas. 

A nossa sugestão no Kalena é experimentar o pão de queijo recheado com requeijão da serra da canastra acompanhado de um belo cappuccino. Experimente também a torta de maçã da vovó Lili. Você não vai se arrepender!

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.
Related Post