As 7  Melhores Praias de Itacaré + O Que Fazer

Ao sul de Salvador, bem no meio da Bahia, fica Itacaré, a cidade com algumas das mais belas e charmosas praias do estado, e também uma das mais badaladas da Costa do Cacau.

A cidade tem cerca de 30 mil habitantes, e no passado fazia parte de Ilhéus. Ela é uma das cidades mais visitadas da região, justamente por ter belas praias e paisagens paradisíacas.

Além disso, as praias de lá agradam a todos os públicos, desde o que quer mais sossego e curtir o clima rústico do nordeste, ou para quem quer mais agito e praias animadas.

E foi pensando nisso que  reunimos informações sobre as melhores praias de Itacaré para que você conheça o melhor da cidade e também saiba o que fazer por lá.

 

Como Chegar em Itacaré

Itacaré fica na chamada Costa do Cacau, no estado da Bahia, estando localizada a 250 km ao sul da capital Salvador.

Para quem chega de avião na Bahia, há a opção de desembarcar em Salvador ou no Aeroporto de Ilhéus que fica a 70 km de Itacaré.

No aeroporto de Itacaré chegam e saem voos da Latam, Gol e Azul, entre as cidades de Salvador, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.

Saindo de Salvador, é necessário pegar o ferry-boat até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e de lá seguir pela Ba-001.

Saindo de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001 seguindo pelo litoral.

De ônibus até Itacaré

Saindo de Bom Despacho, as empresas Águia Branca e a Cidade Sol operam regularmente até Itacaré.

 

#1 Praia da Concha

A Praia da Concha é uma das que apresenta melhor infraestrutura turística em Itacaré, e fica localizada bem no centrinho da cidade.

Ela tem muitas pousadinhas ao redor e na praia há várias barracas que vendem bebidas e petiscos, além de estacionamento. É por isso que essa é uma das praias que mais lotam nos feriados e fins de semana.

Praia da Concha em Itacaré | Foto via

 

#2 Praia de Jeribucaçu

Jeribucaçu é uma das praias mais lindas de Itacaré, e é bastante frequentada principalmente pela galera do surf.

Ela fica localizada a 9 km ao sul do centro de Itacaré, e o acesso é simples, feito por uma estrada de terra que termina em um estacionamento já perto da praia.

Do estacionamento até a areia, são 15 minutos de trilha, em meio a uma natureza exuberante que te recompensará com uma bela praia ao final.

Além disso, essa praia tem um visual bem especial, já que lá deságua o rio Jeribucaçu.

Praia de Jeribucaçu | Foto via

#3 Praia da Engenhoca 

Se você ama praias desertas, a praia da Engenhoca vai te agradar muito. O acesso a ela é feita por trilha de 20 minutos em mata fechada, parte do km 12 na BA 001.

O coqueiral também traz um visual ainda mais lindo, para essa praia selvagem em meio a Mata Atlântica.

A infraestrutura lá é simples, com algumas barracas que vendem bebidas e comidinhas simples, como tapiocas, etc.

 

#4 Praia de Itacarezinho

A Praia do Itacarezinho é uma das preferidas em Itacaré, e se estende por mais de 3 km. O acesso a ela é feito por uma trilha saindo da Praia de Camboinha ou por uma saída na rodovia BA-001.

A praia de Itacaré conta com um restaurante bem estruturado que oferece um menu bem variado.

Praia de Itacarezinho | Foto via

#5 Praia do Havaizinho

Saindo da praia de Engenhoca é possível pegar uma trilha que dá acesso às praias de Havaizinho e Camboinha.

A praia de Havaizinho possui várias pedras e recifes e a maré faz muita diferença nos níveis lá. Na maré baixa a praia fica bem extensa.

Ela é considerada uma das praias mais lindas de itacaré, mas apesar disso, não é tão frequentada, sendo uma praia incrível para quem quer sossego e calmaria.

 

#6 Praia da Tiririca

Sendo o maior ponto de surfe da cidade, a praia da Tiririca fica pertinho do centro, entre dois costões que formam uma belíssima moldura para a praia.

A Praia da Tiririca é considerada uma das melhores praias para surfar em todo o litoral baiano, por isso também é sede para campeonatos.

Essa praia apresenta boa infraestrutura, com várias barraquinhas, e também pousadas próximas.

Praia da Tiririca | Foto via

#7 Praia do Resende

A Praia do Resende é uma outra ótima opção para quem quer uma praia localizada mais na área central.

Ela também é bastante frequentada por surfistas que aproveitam as ondas por lá. E apesar de ser localizada no centro, a praia é bem tranquila e a visita é uma delícia.

Praia do Resende | Foto via

O que fazer em Itacaré

Itacaré é uma cidade pequena, com cerca de 30 mil habitantes, mas que possui o seu charme e coisas para fazer além das belas praias.

Após curtir o dia no mar, vale a pena passear pela Rua da Pituba e arredores, e  visitar alguns bares e curtir boa música.

Fora as praias, aproveite também para tomar um belo banho de cachoeira. Sim! nem só de praia vive Itacaré!

A cachoeira mais famosa é a Cachoeira do Tijuípe, que tem um acesso muito fácil e um visual lindo. Saindo da praia de Jeribucaçu há também uma trilha de 40 minutos que leva até a Cachoeira da Usina. A Cachoeira Bom Sossego e a do Cleandro são boas pedidas também!

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 25 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.