Monte Kali: a impressionante montanha de sal na Alemanha.

É difícil imaginar uma montanha que não seja de rocha e sim de sal, não é mesmo? Mas essa montanha existe. O nome dessa obra incomum é Kali e está localizada na Alemanha.

Na pequena cidade de Heringer, a cerca de 170 quilômetros de Frankfurt na Alemanha, está o Monte Kali, também chamado de Kalimanjaro. Ele nada mais é que um monte enorme de entulho contendo um ingrediente presente nas cozinhas de todo o mundo: o cloreto de sódio.

O Monte Kali foi fruto da mineração de potássio, utilizado como fertilizante, que é intensamente explorado na região. Essa forte exploração começou em 1903 com a abertura da grande mina de Wintershall que é a maior mina de exploração de potássio do mundo.

O que acontece é que durante a extração do potássio, o sal de cozinha é um subproduto, sendo produzidas toneladas e mais toneladas de sal para cada tonelada de potássio. E então as minas de desfazem desse sal em várias áreas da região, formando grandes amontoados desse produto.

Foto via TripAdvisor

O monte Kali começou a crescer mais rápido em 1973, quando a empresa Kali+Salz começou a armazenar seus despejos cada vez mais no local e ele começou a se tornar um colina e ao longo dos anos se transformou em um monte com mais de 220 metros de altura e que em 2014 ocupava uma área de mais de 96 hectares. A cada hora, 900 toneladas de sal são adicionadas ao monte Kali, que cada vez fica mais alto.

Milhares de pessoas, todos os anos, vão a essa cidade em busca de escalar essa grande montanha branca. Os moradores locais batizaram o monte Kali de Kalimanjaro em homenagem ao famoso vulcão africano “Kilimanjaro”.

Apesar de ser um monte incomum e de tamanho impressionante, ele trouxe sérios danos ao meio ambiente. Todo aquele sal infiltra no solo e toda a área ao redor do monte é praticamente estéril. O rio Werra que fica nas proximidades do monte se tornou tão salgado que muitos animais de água não conseguiram sobreviver nele.

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello:
Related Post