Conheça as três mulheres brasileiras – e uma bebê – que viajam a América Latina ensinando arte, surf e educação ambiental

Meter o pé na estrada é um desafio e tanto, é preciso coragem e planejamento. Conheça a história dessas três surfistas aventureiras, Antônia, Christie, Cissa  e sua bebê de um de idade, a Gabriela, que criaram o projeto que leva arte, surf e educação ambiental as comunidades ao longo da estrada rumo à Califórnia.

A ideia

Tudo começou na década de 70, quando o pai da Antônia e seus 3 amigos viajaram de Kombi pela América Latina, e tiveram muitas boas histórias pra contar aos amigos e filhos. Então, inspiradas por eles, elas queriam repetir a aventura, porém o projeto ganhou uma roupagem diferente! Elas utilizam a mesma Kombi que o pai da Antônia usou, mas dessa vez, ela foi pintada de várias cores e está adaptada para a viagem.

As inspirações do projeto - década de 70.
As inspirações do projeto – década de 70.

 

Kombi usada na aventura dos anos 70
Kombi usada na aventura dos anos 70

Durante o projeto, chamado de “Rekombinando” as meninas promovem  projetos sociais nas escolas e comunidades, realizando oficinas de arte, educação ambiental e aulas de surfe, tudo isso ao longo do caminho. Além disso, vão atrás de boas ondas, de conhecer e divulgar  a cultura local e praticar esportes radicais.

Toda esta aventura está sendo retratada em um documentário seriado que irá  abordar tanto as questões sócio-culturais e ambientais vividas na América Latina quanto a importância das relações  de amizade e  aprendizado que se criam quando o surf é passado de geração em geração.

As 4 aventureiras
As 4 aventureiras
O trajeto
O trajeto – De Porto Alegre até a Califórnia.

As ações

As ações Socioambientais  são no formato de oficinas voltadas  especialmente para as crianças das  comunidades litorâneas juntamente com os adultos que apoiam ou participam de projetos  educacionais  em andamento.

Oficina do projeto Rekombinando
Oficina do projeto Rekombinando

Em cada lugar que a Kombi passa, elas podem contribuir um pouco para uma transformação positiva do local, de acordo com suas necessidades, saberes e histórias. Para isto a Kombi foi transformada em um ateliê itinerante e adaptada com tecnologias sustentáveis de usos de água, energia e combustível.

As oficinas de arte ensinam os pequenos grafite, fotografia, desenho, cerâmica e sessões de cinema. As oficinas de sustentabilidade ensinam as crianças a produzir hortas, composteiras, construir pequenas estruturas com bambu, além da realização  de dinâmicas de educação ambiental e confecção de brinquedos. Nas oficinas de surf ocorrem jogos cooperativos, alongamento, prática na água de surf e bodyboard, histórias sobre o surf, dicas alimentação, slack line e stand up paddle.

Oficina de Surf
Oficina de Surf

Oficina de sustentabilidade
Oficina de sustentabilidade

reko

E por ai elas vão, “rekombinando” culturas e aventuras pelas Américas!

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U