Já ouviu falar do espetacular museu submerso de Cancun?

O MUSA (Museo Subacuático de Arte) é um monumental museu submerso fundado em 2009, que conta com mais de 500 esculturas dos escultores Jason deCaires Taylor, Karen Salinas Martínez, Roberto Díaz Abraham, Rodrigo Quiñones Reyes e de Salvador Quiroz Ennis.

O museu fica localizado em Cancun (México), na Isla Mujeres e na Punta Nizuc e é uma das atrações marinhas mais incríveis do mundo.

MUSA – Museo Subacuático de Arte

Objetivo

O museu foi fundado com o objetivo de demonstrar a interação entre a arte e o meio ambiente. O mais interessante é que os materiais utilizados  nas esculturas são totalmente adaptáveis as condições ambientais marinhas e fazem com que os animais e corais estejam aderidos a elas formando lindas colônias que completam o visual do museu.

Com a criação deste museu que conta com mais de 500 esculturas que pesam mais de 200 toneladas, os turistas desviaram o foco dos frágeis corais, que já estavam muito danificados devido a quantidade enorme de mergulhadores, e passaram a procurar o museu para as práticas de mergulho.

Como você pode conhecer o MUSA?

Há algumas formas de conhecer o museu, e a melhor delas depende de cada visitante.

Barco com fundo de vidro

É possível fazer uma excursão em algum dos barcos com fundo de vidro que existem por lá. A experiência não deixa a desejar, ainda mais para quem vai acompanhado de crianças ou pessoas que não saibam nadar. O serviço custa em média 40 dólares.

Mergulho com cilindro

Essa talvez é a melhor forma de conhecer o museu de perto e todos os incríveis detalhes. Você pode contratar os equipamentos na ilha, que custam cerca de 65 dólares.

Mergulho com snorking

Esta também é uma ótima opção para apreciar tudo de pertinho. Com custo zero, o mergulho com snorking é o mais comum entre os visitantes.

As esculturas

O museu é dividido em dois “salões”: Manchones e Punta Nizuc.

Manchones fica localizado na costa da Isla Mujeres e foi construído a 8 metros de profundidade, sendo indicado apenas o mergulho com cilindro.

‘Anthropocene’ de Jason DeCaires Taylor
‘Silent Evolution’ de Jason DeCaires Taylor
‘The Dream Collector’ de Jason DeCaires Taylor
‘Urban Reef House’ de Jason DeCaires Taylor

O salão de Punta Nizuc fica localizado na área dos hotéis de Cancun, fica submerso a 4 metros de profundidade e é indicado o mergulho com snorking. Essas são algumas das esculturas encontradas por lá:

‘Reclamation’ de Jason DeCaires Taylor
‘Ocean Muse’ de Roberto Diaz Abraham
‘The Gardener of Hope’ de Jason DeCaires Taylor
‘Inertia’ de Jason DeCaires Taylor

E você? gostaria de mergulhar nessa?

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayara Rebello:
Related Post