Sabe quando você vê uma foto na internet e simplesmente perde o fôlego?! Alguns lugares do mundo possuem belezas tão incríveis que parecem de mentira, como esse lago na Grécia, chamado de Melissani que fica na ilha de Cefalônia.
O lago é localizado dentro de uma caverna perfeitamente esculpida ao longo de 3,5 quilômetros de comprimento, 40 metros de largura e 36 de altura. Ele foi descoberto em 1951 pelo aventureiro Giannis Petrocheilos.
A Lenda do Lago
Durante as escavações na caverna foram encontrados muitos artefatos que datam do terceiro e quarto século a.C. As peças e artefatos encontrados possuíam pinturas do deus Pan e suas ninfas (a caverna era um local de culto ao deus Pan). A partir daí surgiu a lenda da ninfa Melissanthi, que era apaixonada pelo deus Pan e cometeu suicídio na caverna por não ter o seu amor correspondido por Pan. Surpreendentemente, o lugar parece ter uma atmosfera mágica e que encanta aos românticos.
Dentro da caverna, muitas estalactites possuem formato de golfinhos, que segundo a lenda eram companheiros das ninfas que viviam lá. Atualmente, as peças encontradas estão expostas no Museu Arqueológico de Cefalônia.
O Lago
A caverna fica nos arredores de Sami, é dividida em duas câmaras, e há alguns séculos, o telhado de uma das câmaras desabou, fazendo com que luz atingisse o lago, que tem cerca de 30 metros de profundidade. A primeira câmara é iluminada pelo sol e a segunda câmara é escura e tem muitas estalactites cobertas com as algas e musgo.
Ao meio dia, quando o sol está exatamente em cima da caverna, sua luz transpassa as águas azuis-turquesa do lago, criando uma atmosfera mágica que ilumina toda a caverna, por isso esta é a melhor período para visitar o local.
A água do lago é salobra, uma mistura de água doce com água do mar, que fica a 500 metros de distância da caverna. A água do mar chega no lago continuamente por cavernas subterrâneas desde milhares de anos atrás.
A caverna foi esculpida pela natureza através de um fenômeno geológico único, chamado de “karstikopoiisi” (dissolução de rochas), onde através da ação mecânica e química a água corrói as rochas formando depressões calcárias.
Os visitantes podem entrar na caverna por um túnel subterrâneo construído na década de 60. As visitas ao lago são guiadas e feitas em pequenos botes de pesca, que comportam 4 pessoas.
Foi construída uma varanda acima da caverna para que as pessoas possam ter uma visão do topo do lago que diga-se de passagem, é incrível, sendo uma experiência memorável para quem tem a oportunidade de conhecê-lo de perto.
VIAJE COM A GENTE!
Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.
Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER
Aluguel de carros: RENTCARS
Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U