O que fazer em Carolina no Maranhão: melhores cachoeiras e roteiros!

A cidade de Carolina, no Maranhão, é aquela cidade que traz a combinação perfeita de aventura e belezas naturais de cair o queixo.

Carolina fica perto da divisa com o estado do Tocantins e é localizada na belíssima Chapada das Mesas, um dos lugares mais impressionantes do Brasil.

A cidade possui cerca de 25 mil habitantes e é porta de entrada para um dos maiores polos de ecoturismo no país.

E para você que ama estar em contato com a natureza, tomar banho em belíssimas cachoeiras, reunimos informações nesse post sobre o que fazer em Carolina no Maranhão! Confira:

 

Como Chegar em Carolina

A cidade de Carolina fica localizada a 840 km da capital maranhense São Luís, a cerca de 500 km de Palmas e a 1.200 km de Brasília. De Barreirinhas, “capital” dos Lençóis Maranhenses são cerca de 880 km.

Por isso, a melhor forma de chegar até Carolina é voar até Palmas e de lá seguir de carro até a cidade.

A dica é ir de carro alugado pois você terá mais liberdade para conhecer a grande maioria dos atrativos da Chapada das Mesas. De preferência, alugue um carro com tração nas quatro rodas.

 

Quando ir a Carolina

A cidade de Carolina possui temperaturas elevadas o ano inteiro, em torno de 26 a 30ºC, então calor, você encontrará por lá. O ponto de atenção vai a estação seca ou chuvosa.

A estação seca vai de maio a setembro e é considerada a melhor época para visitar a cidade e conhecer as atrações do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

No mês de julho, a cidade ainda é palco de atividades festivas e folclóricas, devido ao aniversário da cidade.

De outubro a abril é a estação chuvosa, e nessa época a água fica mais turva, algumas trilhas alagam e não é tão recomendado visitar nessa época. Janeiro, fevereiro e março são os mais chuvosos.

 

O que fazer em Carolina, Maranhão

#1 Poço Azul e Encanto Azul

O Poço Azul é um dos lugares mais impressionantes da Chapada das Mesas, e você pode conhecer o local por conta própria.

Formado por uma das 400 nascentes da região com águas cristalinas e cercadas por paisagens incríveis. E a poucos metros de lá é possível avistar a Cachoeira de Santa Bárbara que possui 76 metros de queda.

No mesmo passeio, você pode conhecer também o Encanto Azul, que também é um poço formado por águas cristalinas, seguindo uma trilha de 6 km.

A boa notícia é que nos arredores há alguns restaurantes locais, onde você poderá aproveitar a culinária maranhense.

Poço Azul | Foto via Tripadvisor

 

#2 Cachoeira de São Romão

Dentro da área do Parque Nacional, fica a Cachoeira de São Romão que é a mais volumosa da região.

O trajeto até lá não é tão simples, mas a paisagem vale a pena. São cerca de 85 km de trajeto, e mais da metade é feito em estrada arenosa (apenas carros tracionados conseguem passar).

O local cobra uma taxa de entrada de R$10 e o almoço servido no local é uma delícia!

Prefira visitar a cachoeira pela tarde, já que é quando sol ilumina a parte da frente da cachoeira.

Cachoeira de São Romão | Foto via

 

#3 Cachoeira da Prata

A Cachoeira da Prata fica a mais ou menos 30 km da Cachoeira de São Romão, e é um conjunto de 3 quedas d’água que se juntam em uma só no período chuvoso.

A cachoeira fica no Rio Farinha, que faz divisa com os municípios de Carolina e Estreito, e é um ótimo lugar para se banhar.

Ela é uma ótima opção para visitar durante a manhã, que é quando o sol ilumina a queda d’água. Por isso é um bom combo conhecer a Cachoeira da Prata pela manhã e a Cachoeira São Romão pela tarde.

Cachoeira da Prata | Foto via

 

#4 Pedra Furada

A Pedra furada é um mirante natural e um dos cartões-postais da Chapada das Mesas. De lá é possível ter uma vista privilegiada das belezas naturais da Chapada, que fica especialmente linda no pôr do sol e no amanhecer!

Não perca a oportunidade de ver da Pedra Furada o sol nascer e se pôr na Chapada das Mesas. O trajeto até a pedra furada é tranquilo, e é possível encarar mesmo sem tanto preparo físico.

O Morro da Pedra Furada fica a cerca de 15 Km da cidade de Carolina, na BR-230 sentido Palmas, Tocantins.

Pedra Furada | Foto via

#5 Cachoeira Aldeia do Leão

Essa cachoeira, apesar de estar apenas a 10 km do centro de Carolina, acaba ficando de fora de muitos roteiros pela cidade.

Ela tem uma queda d’água pequena, mas é aquele tipo de lugar onde você pode descansar, se refrescar e curtir com muita tranquilidade.

A piscina natural é incrível, ideal para descansar nos últimos dias da viagem.

 

#6 Tirolesa de 1400 metros

Se você quer se aventurar e sentir aquele frio na barriga, Carolina tem uma tirolesa de 1400 metros. Já imaginou?

Se você estiver disposto a encarar a aventura, você terá que subir até o topo da tirolesa, em rampas de zig-zag que parecem não ter fim. Mas a experiência vale a pena.

A tirolesa fica no Complexo Turístico da Pedra Caída.

 

 

VIAJE COM A GENTE!

Quando você faz alguma reserva de hospedagem, compra uma passagem ou qualquer produto pelo blog, ganhamos uma pequena comisssão (você não pagará nenhum centavo a mais por isso). Isso faz com que possamos manter o site no ar.

Hospedagem: AIRBNB | BOOKING

Passagens Aéreas mais baratas: MAXMILHAS | VOOPTER

Aluguel de carros: RENTCARS

Chip para internet INTERNACIONAL: EASYSIM4U

Nayandra Pereira: Tenho a alma desbravadora e sempre amei estudar a relação homem-natureza. Amo viajar e me conectar com novas pessoas, conhecimentos e culturas. Acredito que cada pessoa, através de si mesmo, pode contribuir para transformar realidades (e as viagens são ótimas desculpas para isso). Ah... tenho 26 anos, sou engenheira ambiental e mestre em recursos hídricos.